Em meio à retomada na abertura de postos de trabalho no Brasil – abril fechou com saldo positivo de 196,9 mil vagas –, as expectativas são otimistas. Isso porque, depois da estagnação causada pela pandemia, as empresas voltam a operar a pleno. Mas à medida que as contratações tendem a aumentar, é necessário ficar atento a uma série de aspectos formais a fim de assegurar que a pessoa contratada seja, de fato, a ideal para determinada necessidade.
Diante disso, tanto empregadores quanto candidatos que utilizam serviços especializados em recursos humanos aumentam as chances de êxito. É o que explica a psicóloga Elenara Pauli, coordenadora do RH Cidade. Com 18 anos de atuação, a consultoria presta serviços para empresas na área de recrutamento em diferentes modalidades como seleção total, entrevistas e avaliação comportamental. E ainda atende pessoas que estão em busca de uma oportunidade. Há, inclusive, um sistema que permite às empresas acessarem o banco de candidatos.
LEIA MAIS: Caged: Brasil criou 196,9 mil empregos com carteira assinada em abril
Publicidade
Para quem vai contratar, segundo Elenara, isso oferece benefícios. O principal deles, explica, é a assertividade de encontrar o perfil adequado para cada vaga de trabalho. “Contratar um novo funcionário vai muito além das qualificações que são ensinadas em sala de aula, é necessário ter o feeling de saber indicar o perfil mais adequado para cada vaga”, explica.
Além disso, há fatores indispensáveis para esse tipo de procedimento, como o sigilo do processo. Com a participação de profissionais qualificados, a atividade costuma ocorrer de modo otimizado em relação ao tempo. “Hoje, se a empresa vai anunciar uma vaga nas redes sociais, por exemplo, recebe centenas de currículos e a maioria fora dos requisitos que ela busca naquele momento. Então, nosso diferencial é encaminhar os currículos com essa triagem pronta e somente com candidatos realmente interessados na vaga, facilitando o processo para quem quer contratar”, afirma.
LEIA TAMBÉM: Pesquisa aponta que comerciários ficam, em média, quatro anos no mesmo emprego
Publicidade
Já dentre aqueles que estão em busca de uma oportunidade, explica, de início é elaborado um currículo. “Também indicamos ele para vagas que se encaixam dentro do seu perfil e nas empresas que busca. O candidato não precisa sair de porta em porta entregando currículos, nós auxiliamos nesse processo de recolocação no mercado”, complementa.
Atendendo empresas de diferentes setores, Elenara ressalta que nos últimos tempos houve aumento considerável na oferta de vagas de trabalho e também aumentaram as exigências das empresas na busca por profissionais. Quanto às perspectivas para 2022, ela diz que são muito positivas. No entanto, existem áreas que tendem a ser mais promissoras. Dentre elas estão a do marketing digital, publicidade e propaganda, tecnologia da informação, programação, ciências contábeis, técnico em segurança do trabalho, administração e vendas, além dos técnicos em mecatrônica e eletrônica. Ainda está havendo uma procura crescente por profissionais de telemarketing e vendas externas.
LEIA TAMBÉM: Crescimento do setor de energia solar traz novas oportunidades para Santa Cruz
Publicidade
O fato é que, diante da melhora nas condições do mercado de trabalho, mais do que nunca a disputa por vagas tende a ser intensa. Por este motivo, estar preparado é sempre o melhor caminho.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz gera 6 mil empregos em três meses
LEIA TAMBÉM: Pesquisa analisa impacto de programa do governo federal
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.