O belo domingo de sol fez o ginásio do Futebol Clube Rio Pardinho lotar para a 24ª edição do já tradicional Mercado das Pulgas. A feira iniciou-se às 9 horas e contou com a presença de 34 expositores de antiguidades, com diversidade de artesanatos, agroindústrias e também venda de flores. O evento ainda teve jogos de futebol no campo, brinquedos infláveis para as crianças e mateada, com disponibilidade de erva e água quente pela Ervateira Natumate.
Conforme uma das coordenadoras do evento, Marisia Helena Wathier, de 67 anos, o Mercado das Pulgas já se consolidou como uma das grandes atrações da cidade, e movimenta o comércio a partir da produção dos próprios moradores do interior. “Na primeira semana após abrirmos as inscrições, vendemos todos os espaços. Está sendo um evento muito procurado pelos expositores, que vêm de toda a região, de municípios como Santa Cruz, Sinimbu, Vale do Sol e Vera Cruz”, disse ela. O Mercado das Pulgas iniciou em 2008 e teve duas edições por ano até 2019, quando passou a ter uma.
LEIA TAMBÉM: Dia dos Pais promete aquecer o comércio em Santa Cruz
Publicidade
Após pausa devido à pandemia de Covid-19, retornou no ano passado, aumentando as atrações e levando mais público. “É uma oportunidade de fomentar o comércio e gerar circulação de renda, além de chamar o público para conhecer as belas paisagens de Rio Pardinho e visitar toda a Rota Germânica em outros dias, não só durante o evento”, disse Marisia, que é proprietária da Basteleihaus (casa de trabalhos manuais, em alemão), especializada em antiguidades e artesanato, que fica à margem da RSC-471, em Rio Pardinho.
O almoço servido ao meio-dia foi galinhada com acompanhamentos. À tarde, ocorreram apresentações culturais do grupo Elas Violão e Encanto e do grupo de danças folclóricas alemãs Froehliche Jugendtänzer. O artista Elpídio de Souza também se apresentou.
Em um dos espaços dentro do ginásio onde ocorreu a venda dos produtos foi realizado um torneio de apresentação com dois santa-cruzenses que vão participar, em 2024, da Copa do Mundo de Ping-Pong, a ser organizada no México, de 4 a 6 de janeiro.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Festival da Galinha Recheada: falta um mês para a sétima edição
Eriton “Pola” Vetoretti, de 52 anos, e Anderson “Andi” Paim, de 44, classificaram-se para a competição mundial em uma seletiva, realizada no mês passado na cidade gaúcha de Montenegro. A disputa contou com participantes de todo o País. Segundo eles, a ida ao México está marcada para 27 de dezembro. Ontem, no ginásio de Rio Pardinho, apresentaram suas habilidades ao público.
Outra atração do dia em Rio Pardinho foi a charrete de seu Ademir Rodrigues Machado, de 73 anos. “O pessoal adora. Trouxe ao evento e muitos querem dar um passeio”, disse o aposentado, que mora na localidade, e ficou conhecido por realizar de forma voluntária a coleta de materiais recicláveis à margem da RSC-471.
Publicidade
Na companhia da tranquila cadela Luna e dos cavalos, o homem levou muitos visitantes para passeios nas proximidades do Mercado das Pulgas. “Já aluguei essa charrete para aniversários e casamentos. Todos gostam muito”, disse o homem, que também trabalha como motorista de aplicativo.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.