A campanha de vacinação contra a gripe deve terminar na próxima sexta-feira, 31, com menos da metade das doses aplicadas em Santa Cruz do Sul. Mesmo após ser liberada para toda a população, a procura permanece baixa.
Dados divulgados pela Prefeitura com base nos registros do Ministério da Saúde indicam que 28.219 doses foram aplicadas no município. No entanto, com um público-alvo de 58.598 pessoas (incluindo gestantes, idosos e crianças), a cobertura vacinal chegou a 42,94%. Em 2023, a taxa atingiu 52,2%, com 39.761 aplicações.
LEIA TAMBÉM: Alckmin diz que MP prevê crédito de R$ 15 bilhões para empresas
Publicidade
Para o secretário de Saúde, Fabiano Dupont, as enchentes levaram à queda na procura pela imunização. “Com a calamidade pública, as pessoas não estão preocupadas em se vacinar, mas em voltar para casa e ver como estão seus bens”, afirmou. Enfatizou ainda que, como o ano não se encerrou, há tempo considerável para aumentar os indicadores.
A pasta realiza mutirões para que a população seja imunizada sem sair das suas localidades. “A vacina contra influenza se torna ainda mais importante devido às temperaturas amenas que estão por vir e também pela exposição de muitas pessoas, que tiveram contato com as chuvas”, ressaltou.
LEIA TAMBÉM: Podcast recebe advogada que atua no Caso Kiss
Publicidade
Santa Cruz não é o único longe da meta de imunizar ao menos 90% do público-alvo. Conforme o Ministério da Saúde, o Rio Grande do Sul chegou a 40,83% da cobertura vacinal. Ao todo, foram aplicadas 2.134.276 doses para um grupo de 5.003.749 pessoas. O Brasil, mais uma vez, também não deve chegar ao objetivo, já que apenas 36,11% das vacinas foram aplicadas.
Diante dos resultados, há a expectativa de que a campanha se estenda. A Gazeta do Sul entrou em contato com o Ministério da Saúde. No entanto, até o fechamento da edição desta terça-feira, 28, não obteve retorno.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙