Categories: Geral

Menos da metade das praias de Santa Catarina está própria para banho

Passados os temporais em Santa Catarina, menos da metade das praias no Estado estão em condições para banho. A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) divulgou nesta sexta-feira, 19, o novo relatório da situação das águas no litoral catarinense. De acordo com o documento, dos 215 pontos monitorados, 106 (49,3%) estão próprios para banho. As coletas foram feitas entre segunda-feira, 15, e esta sexta. 

Dentre os locais que não apresentaram as condições adequadas para banhistas estão Arroio do Silva, Balneário Camboriú, Bombas, Bombinhas, Garopaba e Itapema. Já em Florianópolis, o levantamento apontou que, dos 75 pontos avaliados, 40 estão impróprios para banho. Entre eles, as praias de Lagoa da Conceição, Brava, Cachoeira do Bom Jesus, Canasvieiras, Jurerê (tradicional), Jurerê Internacional, Ponta das Canas, Santo Antônio de Lisboa e Ingleses.

CLIQUE AQUI E VEJA O RELATÓRIO COMPLETO 

Publicidade

Conforme a Fatma, os resultados ainda são impactados pela grande quantidade de chuva que caiu no Estado nas duas primeiras semanas do ano. “Para avaliar um ponto é necessário compilar os dados das cinco últimas análises consecutivas. Então, os índices  deste relatório ainda levam em conta as coletas anteriores, que apresentaram números expressivos de bactérias levadas até o mar por meio das chuvas”, explica o técnico de laboratório, Marlon Daniel da Silva.

No Rio Grande do Sul, sete pontos estão impróprios

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) também divulgou nesta sexta o relatório atualizado. De acordo com o boletim, subiu de seis para sete o número de pontos impróprios em águas no território gaúcho. Em comparação à semana passada, houve apenas a inclusão da Praia Carlos Larger, em Candelária, na lista de balneários sem condições de banho.

Seguem impróprios o Balneário Poço das Pedras, em São Francisco de Assis; a Praia de Passo Real, em Dom Pedrito; a Lagoa dos Barros, em Santo Antônio da Patrulha; a Praia Recanto das Mulatas, em Barra do Ribeiro; o Balneário Rebelo e a Praia do Pinvest; ambos em Tapes. 

Publicidade

Como a balneabilidade é feita

Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, a Fatma analisa a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos. São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado. “Começamos a colher as amostras para o início da temporada em 6 de novembro. Quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio”, Silva. Além da estrutura da Fundação, outros dois laboratórios parceiros contribuem para as análises.  

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.