Regional

Menor de idade pode entrar sozinho na Oktober? Veja regras para o acesso de crianças e adolescentes

A entrada de crianças e adolescentes na Oktoberfest sempre é um tópico de atenção aos pais e responsáveis. Neste ano, para garantir o ingresso e a permanência dos menores de idade no parque durante a 37ª Oktoberfest, o Juizado Regional da Infância e da Juventude da Comarca de Santa Cruz do Sul publicou uma portaria com as regras.

Com base neste documento, a Associação de Entidades Empresariais (Assemp) divulgou os detalhes do acesso para menores de idade nas datas do evento, que acontece de 6 a 9, 11 a 16 e 20 a 23 de outubro. “Pedimos aos pais e responsáveis que observem as regras, que são importantíssimas para a segurança das crianças e adolescentes durante a participação na festa”, destacou o presidente da Assemp, Fábio Borba.

LEIA MAIS: 37ª Oktoberfest se prepara para receber 500 mil visitantes

Publicidade

Entenda:

Serão dois termos de responsabilidades disponíveis. O termo 1 é destinado aos responsáveis legais que querem autorizar pessoas de 15 a 17 anos a ingressarem sozinhos no parque. O documento 2 é assinado por um adulto que irá se responsabilizar por um menor de idade de 7 a 17 anos que não seja seu filho ou tutorado. Será feita uma foto dos termos no acesso. Clique aqui para baixar o arquivo com os termos.

  • Menores de 7 anos:
    • Deverão estar acompanhadas de um adulto e usar uma pulseira de identificação.
    • Não podem permanecer no parque sozinhos.
  • Dos 7 aos 14 anos:
    • Acompanhados dos pais ou responsáveis legais, não precisam de termo de responsabilidade.
    • Se o acompanhante for apenas cuidador, o termo 2 será necessário.
    • Não podem permanecer no parque sozinhos.
  • Dos 15 aos 17 anos:
    • Acompanhados dos pais ou responsáveis legais, não precisam de termo de responsabilidade.
    • Se ficarem sozinhos no parque, o termo 1 assinado será necessário.

LEIA TAMBÉM: 37ª Oktoberfest lança novo site e divulga primeira parte da programação

Detalhes

​A principal novidade neste ano refere-se aos menores de idade de 7 a 17 anos, que, acompanhados pelo responsável legal (pai, mãe ou tutor), não terão a necessidade de preenchimento do Termo de Responsabilidade.

Publicidade

Já as crianças menores de 7 anos deverão estar acompanhadas de adulto cuidador e usar uma pulseira contendo o próprio nome, nome do adulto e número de telefone para contato. Esta identificação estará disponível no guichê especial localizado na frente do Pórtico do Parque da Oktoberfest, no lado externo.

LEIA TAMBÉM

Entre 7 e 14 anos, somente poderão permanecer no evento acompanhados e com Termo de Responsabilidade assinado pelo cuidador, se o acompanhante não for o responsável legal.

Os adolescentes de 15 a 17 anos poderão estar sozinhos no evento, entretanto, deverão portar o Termo de Responsabilidade assinado pelo responsável legal. O documento também estará disponível no site da festa – www.oktoberfestsantacruz.com.br –, bem como no site da venda de ingressos. “Este ano não haverá a necessidade de registro em cartório do termo, que acabava gerando reclamações e custos extras”, enfatiza o coordenador de bilheteria, Djalmar Ernani Marquardt.

Publicidade

​Ainda com relação às regras, a Assemp deixará ao alcance de pais ou responsáveis cartazes e panfletos, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente, relativos à proibição de fornecimento ou comercialização de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. “Informaremos, diariamente, ao Conselho Municipal Antidrogas e à Promotoria da Infância e da Juventude de Santa Cruz do Sul, o nome completo, endereço e telefone dos adolescentes que eventualmente precisem de atendimento no Ambulatório da Oktoberfest”, salientou a presidente da 37ª Oktoberfest, Roberta Pereira.

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE OKTOBERFEST

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.