Categories: Geral

Menino morre após contrair ameba que ‘come cérebro’ na Argentina

Um menino argentino, de 8 anos, morreu após contrair a ameba Naegleria fowleri, popularmente conhecida como “come cérebro”. Conforme o jornal Clarín, a criança nadava em uma lagoa quando o parasita teria entrado pelo nariz do garoto e se instalado em seu cérebro. Este seria o primeiro caso no país, divulgado na última semana pela Sociedade Internacional de Doenças Infecciosas.

A ameba destrói o tecido cerebral da vítima. No caso do menino argentino, ele apresentou febre, vômitos, dor de cabeça e insuficiência respiratória, morrendo cerca de cinco dias após a contaminação com a Naegleria.

Apesar de ser o primeiro caso registrado na Argentina, foram confirmadas 40 infecções pela ameba nos Estados Unidos entre 2007 e 2016, conforme o Centro de Controle e Prevenção de Doenças. O parasita vive em água doce, como rios e lagos, em todo o mundo. A única forma de contrair a ameba é pelas vias nasais – o parasita não é transmissível nem contamina quando ingerido, além de não ser encontrado em águas salgadas.

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.