Categories: Regional

Menino faz doação de dez telas à campanha Ame Juju

Para quem quer ajudar uma causa, não existem obstáculos. No caso de João Armando Wietzke de Oliveira, de 12 anos, as limitações são o transtorno do espectro autista (TEA) e um retardo de idade. No entanto, nada impediu o adolescente de colaborar com a campanha Ame Juju, que arrecada recursos para o tratamento de Júlia Cardoso Torres, de 1 ano, que tem Atrofia Muscular Espinhal tipo 1. O menino, que reside em Rio Pardo com a família, se expressa com a ajuda da arteterapia e doou dez telas pintadas por ele que serão vendidas e leiloadas para a campanha.

Para os pais, Marisete Wietzke de Oliveira e Everson Pereira de Oliveira, a doação feita pelo filho é a prova de que todos podem ajudar de alguma maneira. No último sábado, as telas foram entregues para uma das voluntárias da campanha em Santa Cruz do Sul. “Meu filho não faz nada para vender. Começou com a tinta guache, comprei também tinta acrílica, eu ajudo ele e vamos fazendo, com várias técnicas que a gente vê na internet”, conta Marisete. Ela explica que o filho faz as pinturas quando sente vontade e usa materiais diferentes além dos pincéis, como escovas de dentes, pentes e papel-alumínio.

LEIA MAIS: Família busca ajuda para tratamento de bebê com AME

Publicidade

João foi adotado pela família com 1 ano de idade e enfrentou algumas dificuldades na infância, demorando para falar, mas após 6 meses com eles já estava caminhando. “Ele é bem fora dos padrões do autismo, adora olhar nos olhos das pessoas e abraçar.”

Apesar de ainda apresentar alguns problemas de coordenação motora, a mãe conta que o filho tem uma rotina recheada de atividades. Além das brincadeiras, faz aulas de música, está na escola regular (5ª série) e em junho do ano passado começou a pintar com a professora particular. “Eu tenho um cavalete, mas ele gosta mesmo é de pintar na mesa ou sentadinho no chão.” João ainda realiza tratamento com uma psiquiatra e recebe atendimentos no Capsia.

Onde comprar

Publicidade

As telas doadas estarão disponíveis para venda na Casa La Luna (Rua Carlos Trein Filho, 709). Conforme a voluntária Vanessa Teixeira Müller, será feito um leilão da pintura principal, criada especialmente para a campanha Ame Juju. “No dia 8 de março faremos um evento no Parque da Oktoberfest com uma exposição com os quadros do João.” O encontro contará com venda de produtos da Juju, artesanato, atrações para as crianças e gastronomia.

Colabore

Júlia Cardoso Torres
CPF 061.584.160-02

Publicidade

Banco do Brasil
Agência: 0180-5
Conta: 112233-9

Unicred
Agência1161
Conta: 134540-0

Caixa Econômica Federal
Agência 0500 – OP 013
Conta poupança: 152152-7

Publicidade

Vakinha Online
ID 793352

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.