Cultura e Lazer

Menina lança livro em que aborda desafios após um grave acidente

Após meses de produção, o livro “Julinha: uma batalha pela vida”, da escritora Julia Mendonça, 11 anos, foi lançado oficialmente na manhã dessa sexta-feira, 14. O evento ocorreu na Escola Municipal Leonel de Moura Brizola, onde ela frequenta atualmente o 6º ano. A obra fala sobre os desafios da menina desde um acidente de carro, em setembro de 2019, que tirou a vida de sua mãe, Ivanete Mendonça; de sua madrinha, Silmara de Oliveira, e de seu primo, Tomas Oliveira. Apenas Julia e a prima, Tainá de Oliveira, sobreviveram. 

As duas meninas foram transferidas para Porto Alegre, onde passaram por tratamento. Julia teve uma laceração abdominal e fraturas, e ficou seis meses internada. Durante o tempo no hospital, teve o apoio da sua professora de artes, Cláudia D’Avila, que acompanhou o processo de recuperação. Ela e o pai de Julia, Diogo Vieira, incentivaram a criação do livro, que foi ilustrado e produzido pela escritora Silvane Hamill, amiga de Cláudia. A publicação foi realizada pela Sromero Publisher. 

LEIA MAIS: Livro “Julinha: uma batalha pela vida” pode ser comprado em Santa Cruz

Publicidade

Segundo Diogo, o teor do livro foi definido entre a família e a escritora. “O objetivo era trazer a história de uma forma lúdica, com desenhos e passagens com familiares. Foi de comum acordo para que chegássemos a todos os públicos”, afirmou. O pai ficou contente com a recepção da escola com a filha. “Ela se sente muito amada na escola, eles a abraçaram de uma forma muito bonita. Todos sempre entenderam o quadro dela e a tratam com muito carinho”, disse. 

Julia: feliz por poder contar sua história

Julia relatou à Gazeta do Sul que gostou muito do processo de produção da obra. “Fiquei feliz enquanto escrevia, porque sabia que as pessoas conheceriam minha história.” A pequena, que deseja seguir na carreira de escritora, ficou encantada com a recepção de seus colegas de escola e ganhou flores de uma delas.

A professora Cláudia D’Avila aproveitou o momento para falar sobre a relação com Julia e seu caminho de superação. “O que aconteceu em 2019 mudou as nossas vidas, nos uniu e foi um divisor de águas na questão da educação. Que essa história sirva de lição para todos nós e que possamos multiplicá-la”, enfatizou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Guilherme Mazui lança o livro ‘7 mil dias’ sobre retomada do basquete em Santa Cruz do Sul

Ensinamentos para a vida

Para a diretora da Escola Leonel de Moura Brizola, Rosângela Freitas, a história é inspiradora. “É uma superação dela e da família toda. Cada vez que a vemos na sala ou pelo pátio, nos traz motivação.” Ainda conforme Rosângela, Julia transparece felicidade por onde passa. É uma pessoa que passou por várias situações, foi um momento de vida muito complicado, mas se você ver, ela está sempre com um sorriso no rosto”, comentou. 

O secretário de Educação de Santa Cruz do Sul, Wagner Machado, esteve no lançamento e destacou a escritora mirim como gigante. “Às vezes temos dias chatos. Eu amo meu trabalho, mas tem dias que não é fácil, e somos reclamões. E a tua história nos mostra porque devemos focar no que tem de bom e vai dar certo.” Os ensinamentos devem ser levados para a vida, de acordo com Wagner. “Todos têm suas batalhas e os momentos difíceis vão passar.”

Publicidade

Para saber

O livro ilustrado tem 120 páginas e conta também com prefácio de F.E. Jacob, padrinho literário da produção e autor do best-seller “Homo tempus – o que sobrou do futuro?”. Os exemplares podem ser adquiridos por meio do Instagram @autorajulinha ou Facebook Autora Julinha – Julia Mendonça Vieira, pelo valor de R$ 39,70. A obra também pode ser comprada com Diogo Vieira, pelo telefone (51) 99772 4977; com Mari Schmidt, pelo número (51) 99894 4859, ou ainda presencialmente na Escola Municipal Leonel de Moura Brizola, em Santa Cruz do Sul. 

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.