Categories: Esportes

Memorial para homenagens a Fernandão é demolido para receber missa

O memorial criado de forma espontânea pelos torcedores no espaço em que ficava o Centro de Visitantes Gigante para Sempre foi demolido nesta terça-feira, 2. Um palco será montado no local para receber uma missa antes da partida entre Inter e Coritiba no domingo, 7, às 9 horas. Outro objetivo é dar mais visibilidade à estátua do ex-atacante. “O local era pequeno. Está com vazamento. Para darmos um espaço melhor à praça do Fernandão, visibilidade, estamos tirando. Mas as inscrições e recados estão preservados no memorial dentro do estádio e no museu do clube”, afirmou o vice de marketing Luiz Henrique Nuñez. 

Dias após a morte de Fernandão, o clube gaúcho utilizou o local para prestar homenagens. Os torcedores que estiveram presentes fizeram vigília em Porto Alegre e improvisaram até mesmo um altar a ele, entoando cânticos da equipe e fazendo orações em sua memória. Às vésperas da Copa do Mundo, existia a possibilidade de que a Fifa exigisse a retirada de todos aqueles cartazes e fotos por motivos de logística e segurança, mas devido a um pedido do Inter, as homenagens puderam ser mantidas com um cordão de isolamento.

No ano passado, a chuva acabou estragando os desenhos. À época a diretoria colorada culpou a organização da Copa do Mundo por não ter protegido o espaço. Após o ocorrido, o Inter instalou dois toldos no local, mas não conteve a ira dos torcedores pelo descaso. Dentro do estádio, um painel lembra e homenageia de forma oficial ao colorado Fernando Lúcio da Costa. Segundo o site oficial do clube informa, as mensagens escritas pelos torcedores foram documentadas e reproduzidas no local.

Publicidade

Na última segunda-feira, 1º, o Internacional divulgou em seu site oficial que uma missa in memorian será celebrada e convidou a torcida para também “orar em memória aos ex-atletas e ex-dirigentes do clube já falecidos”. O time colorado distribuirá cerca de 30 mil braçadeiras de capitão vermelhas com a letra “F” e o número “9”, em alusão ao ídolo, aos torcedores que comparecerem à partida do próximo domingo, às 11 horas.

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.