O fotógrafo Luiz Fernando Bertuol encaminhou à coluna uma série de fotos do show aéreo que aconteceu em Santa Cruz do Sul durante a 3ª Festa Nacional do Fumo (Fenaf), promovida entre 28 de setembro e 15 de outubro de 1978. Ele foi proporcionado pelo Aeroclube de São Paulo, que veio com 34 aviões para revoadas sobre a cidade.
LEIA TAMBÉM: Primeira edição da Festa Nacional do Fumo teve desfile, exposições e programação ampla
Em julho, uma comitiva da festa foi à capital paulista, onde acertou o espetáculo. A intermediação foi feita pelo coronel-aviador Walter Brauer, chefe do Serac-4 em São Paulo e com laços familiares em Santa Cruz. Os aviões, de vários modelos, começaram a chegar dia 28 de setembro. Os sobrevoos artísticos ocorreram sábado (dia 30) e domingo (1º de outubro).
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Memória: Hotel Charrua foi construído visando a Fenaf
Junto com os aviadores, vieram dois acrobatas aéreos: Portugal Motta e Alberto Bertelli. O primeiro foi integrante da Esquadrilha da Fumaça e havia visitado Santa Cruz em 1966, na 1ª Fenaf. Ele era contratado da Cia. Souza Cruz para divulgação dos cigarros Hollywood. O segundo era considerado o piloto mais audacioso nessa modalidade esportiva, com shows por toda a América do Sul.
As apresentações, com voos em formação, rasantes e outros, ocorreram sobre o Parque da Fenaf e arrancaram gritos de susto do público. No dia 8 de outubro, a população pôde apreciar outra atração nos ares. Foram performances a cargo do Clube de Planadores Albatroz, da cidade de Osório.
A terceira e última Fenaf marcou o centenário da emancipação política de Santa Cruz. A corte era formada por Eloisa Kist (rainha), Suzana Wink, Dulce Schaeffer, Sônia Assmann e Rosa Coutinho.
Publicidade
* Pesquisa: Gazeta do Sul
LEIA MAIS TEXTOS DE ZÉ BOROWSKY
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade
This website uses cookies.