O leitor Cláudio Hansel guarda o livreto do orçamento de 1903 da Intendência do Município de São João de Santa Cuz. A aprovação ocorreu em dezembro de 1902, quando o avô Guilherme Hansel foi secretário do Conselho Municipal (hoje Câmara de Vereadores).
O intendente era Adalberto Pitta Pinheiro e o orçamento previa uma receita de 80 Contos e 413 mil Réis. A análise da peça nos dá uma ideia dos prestadores de serviço, do comércio e da indústria nos três primeiros anos do século passado. Confira quem pagava imposto:
- SERVIÇOS: açougueiros, linguiceiros, salsicheiros, advogados, alfaiates, barbeiros, carpinteiros, carroceiros, chapeleiros, dentistas, ferreiros, marceneiros, engenheiros, médicos, modistas, ourives, padeiros, parteiras, pedreiros, retratistas, relojoeiros e sapateiros.
- INDÚSTRIAS: de aguardente, água mineral e gasosa. Fábricas de banha, bolas de borracha e de madeira, cadeiras, fumo, café, cantarias, cervejarias, charutos, seleiros, curtumes, engenhos de moer e descascar, fundição, licores, erva-mate, hidroterapia, marmoristas, tipografias, vassouras, cal e pedreiras.
- COMÉRCIO: botequins, farmácias, mascates, abatedouros de gado, corridas de cavalos, espetáculos líricos e teatrais, bailes e orquestras.
- COBRANÇAS EXTRAORDINÁRIAS: multas, carceragem, serviços de remoção de materiais fecais, certidões e manutenção de cemitérios. Detalhe: os presos na carceragem ajudavam a pagar a “estadia”.
Guilherme Hansel (1864-1922) foi capitão da Guarda Nacional em Santa Cruz, fundador e primeiro presidente da Sociedade Aliança e, com mais cinco amigos, fundou a Caixa Cooperativa Santa-cruzense (mais tarde, Banco Agrícola Mercantil). No último ano do governo de Pitta Pinheiro (1904), foi secretário da Administração.
Publicidade
LEIA MAIS COLUNAS DE ZÉ BOROWSKY
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade