Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Memória: relembre os jogadores que passaram pela Associação Santa Cruz nos anos 1970

Associação Santa Cruz

Time da Associação, em 1975: Sérgio; Tião, Joel, Tadeu Vieira, Paulo Souza e Ila. Agachados: Cuca, Luiz Alberto, Rudi, Juarez e Rosalino

A coluna anterior, sobre a Associação Santa Cruz, rendeu diversos comentários de leitores. E pedidos para novas informações sobre a fusão dos departamentos de futebol do EC Avenida e do FC Santa Cruz. Com a colaboração dos leitores Flávio Haas e Luiz Carlos Marques (Palito), apuramos mais detalhes.

Os presidentes foram Edmundo Hoppe, Edgar Gruendling, Roberto Kuenzel, Raul Weiller e César Gautério. Os jogos ocorriam nos estádios dos Plátanos e dos Eucaliptos e a entidade mantinha-se, basicamente, com ajuda de empresas e da Prefeitura.

LEIA MAIS: Memória: Santa Cruz e Avenida se uniram e formaram associação nos anos 70

Publicidade

O primeiro técnico foi José Carlos Kaercher (Gaúcho), que colocou a Associação na elite. O treinador Daltro Menezes deu uma nova dinâmica, trazendo jogadores da dupla Gre-Nal e de times do centro do País. Outro técnico de renome foi Otacílio Gonçalves (Chapinha), que iniciou sua carreira aqui, em 1978, por indicação de Gilberto Timm. Depois treinou Grêmio, Internacional, Palmeiras e diversos clubes do Brasil.

A Associação contou com vários jogadores da dupla Ave-Cruz. Para lembrar de alguns: Canário (Julci Severo), Carlitos Muradás, Cuca (Gabriel Porto), Dilvar, Ila, Lucio, Palito, Paulo Aquino, Paulo Ricaldi, Quinho, Rudi, Sabará, Paulo Bastos, Lúcio, Silvério, Tião (Célio Rasquinha), Zé Rodrigues e outros.

LEIA TAMBÉM: Tragédia no aeroporto: o dia em que avião saiu de pista e causou morte em Santa Cruz

Publicidade

Da dupla Gre-Nal e de times do Brasil e do Estado atuaram Álvaro, Astronauta, Catarina, Celso Silva, Elusardo, Foguinho, Lairton, Alcindo, Laone, Juarez, João Carlos, Joceli, Motor, Nelson, Oscar Airton, Paulo César Tatu, Paranhos, Wlamir, Sérgio Furtado, Zequinha, Remi e outros.

A fusão foi assinada em 1972. Em 1973, ocorreu o acesso à elite. Em 1976, o Avenida afastou-se, caminho seguido pelo Santa Cruz em 1978, encerrando a Associação.

LEIA OUTROS TEXTOS DA COLUNA MEMÓRIA

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.