O EC Avenida entrou no circuito dos jogos internacionais de futebol em 28 de maio de 1964 (feriado de Corpus Christi), quando recebeu o Racing Atlético Clube de Montevideo. Mesmo que o visitante não figurasse entre os grandes do Uruguai, a partida foi cercada de muita expectativa.

Os avenidenses classificaram o confronto como o “jogo do ano”. Segundo contou a Gazeta, a disputa foi excelente. Mas o mesmo não pôde ser dito em relação ao público, que não lotou o estádio dos Eucaliptos. A partida terminou em 1 x 1, marcando Carnaval (Carlos Ernesto Wunderlich) para o Periquito e Morales para os visitantes.

LEIA TAMBÉM: Memória: o início da iluminação do Estádio dos Plátanos

Publicidade

A principal atração do time de Montevideo foi o lendário goleiro Mazurkiewsky que, por vários anos, foi titular da celeste uruguaia, inclusive nas copas de 1966, 70 e 74. Madruga e Morales também integraram o selecionado. No Avenida, os destaques foram o lateral esquerdo Caneco e o atacante Carnaval. Este último, inclusive, foi convidado para jogar no Racing, mas optou por permanecer na cidade.

O Avenida, treinado por Moacir Silveira, atuou com Rômulo; Belini (Santamaria), Borowsky, Pedro Celso e Caneco; Adauto e Sady; Luís Carlos (Boca), Betinho, Carnaval e Camanga (depois Dorvalino). O Racing, do técnico Roberto Porta, teve Mazurkiewsky; Chavai, Madruga, Bitencourt e Campos; Moreno e Pereira; Roman, Rodrigues, Farias e Morales. O árbitro foi Mario Mallmann, auxiliado por Paulo Fagundes e Hélio Luzardo.

Na história recente, os uruguaios participaram de uma Libertadores e uma Sul-Americana. Quando da vinda a nossa cidade, eles foram recebidos pela direção avenidense em dois jantares e presenteados com produtos locais. A partida foi a segunda de nível internacional no município. Em 1952, o FC Santa Cruz havia recebido o Ferro Carril, da Argentina.

Publicidade

LEIA MAIS TEXTOS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.