O abastecimento de água ganhou um grande impulso em 17 de novembro de 1949, quando foi inaugurada a Hidráulica Estadual de Santa Cruz do Sul, na atual Rua da Pedreira, 217. Na época, o local era conhecido como Altos da Boa Vista.
A hidráulica e o laboratório de exames físicos e bacteriológicos foram implantados pela Secretaria de Obras Públicas do Estado, sob a coordenação do engenheiro Victor Keunecke. O reservatório tinha capacidade para 1.100 metros cúbicos de água tratada. A vazão mínima do Rio Pardinho era de 719 litros por segundo, enquanto a captação chegava a 37 litros. Os números mostravam a folga do manancial para abastecer a cidade.
LEIA TAMBÉM: Economia pujante
Publicidade
A estrutura foi direcionada para abastecer o Centro e as áreas baixas da cidade. O restante continuava sendo atendido por poços e fontes. A primeira ligação ocorreu na casa do vereador Carlos Baumhardt, ato prestigiado por autoridades, entre elas o prefeito Alfredo Kliemann.
Um mês depois da inauguração, o responsável pelo escritório da Secretaria de Obras, Edu Pucurull, informou que 388 pedidos de ligação de água estavam protocolados e que, destes, 157 já haviam sido atendidos.
LEIA TAMBÉM: Orquestra Marabá
Publicidade
Junto com a água, em algumas ruas do Centro foi implantada a rede de esgoto, inclusive na Marechal Floriano. Com a melhoria, a Prefeitura pôde ampliar o calçamento na cidade.
A euforia com a nova hidráulica (que depois foi encampada pela Corsan) recebeu um “balde de água fria” em dezembro, quando o Estado publicou na Gazeta os valores das tarifas para 1950. A população achou exagerado e iniciou uma mobilização para revisar os índices. O assunto foi parar na Assembleia Legislativa e, em maio, o governo confirmou a redução dos preços.
Pesquisa: Arquivo da Gazeta do Sul
Publicidade
LEIA MAIS TEXTOS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.