ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Memória: esportes olímpicos tinham muitos adeptos em Santa Cruz

Ginástica, em 1936: Martin Boysen, Gerhard Kaempf, Alfred Quatke, Heinz Hennes, Walter Dreyer, Gerhard Stöckel e Lauro Timm

Praticamente todos os esportes que estão em disputa na Olimpíada de Paris eram praticadas em Santa Cruz do Sul desde o início do século passado. Como são muitas, e várias ainda são mantidas, vamos nos ater aos antigos atletas.

A ginástica olímpica foi uma febre na cidade e envolvia homens e mulheres. Os principais centros foram a Sociedade Ginástica e o Colégio Mauá. Para garantir a melhor preparação para os atletas, treinadores alemães atuavam aqui, entre eles Ernst Schmiedel, Martin Boysen e Harry Wieck. Outro técnico importante foi João Lipinsky.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Memória: relíquia centenária

Publicidade

A Ginástica participava da Liga das Sociedades de Ginástica (Turnerbund), que promovia eventos estaduais e nacionais. Nos fundos do clube ficava o salão de treinos (Turnhalle), onde existiam equipamentos como barras, argolas, plinto, paralelas, cavalo e outros, além das quadras de vôlei e basquete. Ali ainda ocorriam ginástica rítmica e esgrima. O estádio do FC Santa Cruz sediava futebol e boxe. No campo do Mauá aconteciam as modalidades de corridas, salto (altura e distância) e tiro. O tênis possuía muitos adeptos, apoiados pelo Tênis Clube.

O farmacêutico Walter Dreyer era o destaque entre os homens. Na década de 1940, tornou-se tricampeão gaúcho de ginástica em aparelhos. Hugo Iserhard destacava-se na corrida de 100 metros, salto em altura e distância, arremesso de peso e ginástica em aparelhos. Hardy Martin foi campeão estadual e vice-campeão brasileiro de lance livre no basquete.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Em 1914, Santa Cruz tinha apenas dois carros e eles bateram

Publicidade

Entre as mulheres, o grande nome foi Wally Pfeiffer, que iniciou no Colégio Mauá e depois transferiu-se à Ginástica. Foi treinada por professores alemães e por sua irmã Anny Quatke. Era considerada uma atleta completa, pois disputava vôlei, ginástica rítmica e esportes olímpicos.

Em 1936, Wally foi campeã do Turnerbund, conquistando o troféu Wanderpreiss. Em 1947, disputando pela Sogipa, foi vice-campeã brasileira de ginástica solo. Em  1949, ainda pela Sogipa, sagrou-se campeã brasileira de ginástica solo.

Publicidade

Pesquisa: Arquivo da Gazeta do Sul

Publicidade

LEIA MAIS TEXTOS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta