ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Memória de 1948: você sabe como funcionava a central de telefones de Santa Cruz?

Entrada de novos usuários no sistema exigiu a definição de regras para o uso do telefone | Foto: Arquivo da Gazeta do Sul

Em 1948, a Cia. Telefônica Rio-grandense modernizou e ampliou a central de telefones de Santa Cruz do Sul. A entrada de novos usuários gerou problemas, pois muitos não eram acostumados com as novidades. A empresa então publicou na Gazeta regras para o uso correto do equipamento. Hoje, as dicas parecem brincadeira.

LEIA TAMBÉM: Memória: a noite em que Santa Cruz parou para assistir a roda da morte

Publicidade

Os antigos telefones eram manuais, com uma caixa de madeira presa na parede. Do lado direito, havia uma pequena manivela que precisava ser acionada para falar com a central telefônica e pedir a ligação. À esquerda, situava-se o gancho onde era pendurado o fone (quase do tamanho de um copo!). Ele era preso por um fio e levado ao ouvido para a pessoa ouvir o que estava sendo dito. Na frente da caixa, ficava o bocal (“microfone”) onde o usuário falava.

Publicidade

Aparelhos eram presos na parede

Confira as orientações:

Fonte: Arquivo da Gazeta do Sul

LEIA MAIS TEXTOS DE ZÉ BOROWSKY

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta