Em 1948, a Cia. Telefônica Rio-grandense modernizou e ampliou a central de telefones de Santa Cruz do Sul. A entrada de novos usuários gerou problemas, pois muitos não eram acostumados com as novidades. A empresa então publicou na Gazeta regras para o uso correto do equipamento. Hoje, as dicas parecem brincadeira.
LEIA TAMBÉM: Memória: a noite em que Santa Cruz parou para assistir a roda da morte
Os antigos telefones eram manuais, com uma caixa de madeira presa na parede. Do lado direito, havia uma pequena manivela que precisava ser acionada para falar com a central telefônica e pedir a ligação. À esquerda, situava-se o gancho onde era pendurado o fone (quase do tamanho de um copo!). Ele era preso por um fio e levado ao ouvido para a pessoa ouvir o que estava sendo dito. Na frente da caixa, ficava o bocal (“microfone”) onde o usuário falava.
Publicidade
Confira as orientações:
- Ao atender o telefone, apenas leve o fone ao ouvido. Não use a manivela, pois a pessoa que chama receberá uma descarga no ouvido.
- Antes de solicitar a ligação, consulte o número de quem você quer falar e forneça-o para a atendente. Não peça por nome, pois isso dificulta o trabalho da telefonista.
- Para pedir o número, dê uma volta na manivela com o fone no gancho. Só então leve-o ao ouvido. Quando a telefonista responder, fale o número desejado, pronunciando clara e pausadamente os algarismos.
- Pedido o número, a telefonista fará a chamada. O assinante, de forma alguma, deve colocar o fone no gancho e dar voltas na manivela.
- Caso a linha estiver ocupada, a telefonista informará que o número está ocupado. Neste caso, faça nova tentativa mais tarde.
- Quando a conversa terminar, desligue colocando o fone no gancho. Após isso, dê uma volta na manivela para desfazer a ligação.
Fonte: Arquivo da Gazeta do Sul
LEIA MAIS TEXTOS DE ZÉ BOROWSKY
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade