Colunistas

Memória: competições e brincadeiras

Ao menos duas competições deram o que falar em Santa Cruz do Sul nas décadas de 60 e 70. Elas mereceram destaque na Gazeta do Sul. Confira:

Em 25 de julho de 1962 (Dia do Motorista), a Gazeta e a Federação dos Transportadores de Passageiros lançaram o concurso do Melhor Motorista de Santa Cruz. O público recortava cupons publicados no jornal e depositava em urnas. 

Um mês depois, a comissão decidiu que proprietários de empresas de transporte não poderiam concorrer. Laurêncio Schuh, Osvaldinho de Oliveira e Areovaldino Assis da Rosa, que lideravam o concurso, concordaram e se retiraram da disputa. No dia 23 de setembro aconteceu a apuração e o vencedor foi o motorista Onário Schroeder (Expresso Gaúcho), com 554 votos. Notícia de 25 de setembro de 1962.

Publicidade

No dia 23 de fevereiro de 1970 houve a Corrida dos Garçons, evento promovido pela Pepsi. Os competidores saíram da esquina do antigo Expresso Gaúcho e foram caminhando em passos rápidos até a Praça Getúlio Vargas. Estavam vestidos a rigor e carregavam bandeja com uma garrafa de refrigerante e um copo. Foram acompanhados por juízes e não podiam derrubar a garrafa e o copo. 

Participaram Arthur Theisen, Nilo Soares, Olavo Pires, Lotário Kist, Alvaro Friedrich, Darcio Kopp, Armindo Schmitt, Frovin Seelig, Elizeu Kopp, Marinho Rosa, Almiro Stroschoen, Renato Carvalho e Hartvino Froeming. A comissão julgadora tinha Sildo Goettert, Nestor Buenecker, Olíbio Machado, Lothário Bartholomay e Lúcio Michels.

Os vencedores foram Nilo Soares (bar da Rodoviária de Vera Cruz) e Renato Dias (Lancheria Xodó). Eles ganharam o direito de participar da competição estadual, em Porto Alegre, organizada pelos Diários e Emissoras Associados. O público acompanhou e aplaudiu os participantes, e dava boas risadas quando alguém tropeçava e virava a bandeja. Notícia de 25 de fevereiro 1970.

Publicidade

LEIA MAIS TEXTOS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.