Em janeiro deste ano, o Banrisul completou 95 anos de atividades em Santa Cruz do Sul. Vamos lembrar um pouco da história do primeiro banco público inaugurado na cidade.
O Banco do Estado do Rio Grande do Sul foi criado pelo então governador Getúlio Vargas em 12 de setembro de 1928. Seu objetivo era financiar e resgatar a capacidade de investimentos da administração estadual e do setor privado. Vislumbrando o potencial de crescimento de Santa Cruz, em 14 de janeiro de 1929 a instituição abriu uma de suas primeiras agências do interior. Ela ficava na Rua Tenente Coronel Brito esquina com a Ramiro Barcelos (atual Lojas Becker).
LEIA TAMBÉM: Veja como eram as competições de tiro ao alvo “no tempo do onça”
Publicidade
Em 1931, o Banrisul incorporou o Banco Pelotense, que já tinha filial em Santa Cruz, o que trouxe uma grande mudança para a agência santa-cruzense. Em 4 de julho de 1932, ela deixou o pequeno prédio da Brito e instalou-se no majestoso edifício que pertencera ao Pelotense, na esquina da Rua Marechal Floriano com Júlio de Castilhos.
O imóvel, que hoje abriga Casa das Artes Regina Simonis, foi inaugurado em 1922. Em 1991, foi tombado pelo Estado e cedido para a Associação Pró-Cultura de Santa Cruz. O Banrisul permaneceu por meio século na Floriano. O prédio contava, inclusive, com moradia para o gerente.
LEIA TAMBÉM: “No tempo do onça”, sociedades eram importantes para a comunidade santa-cruzense
Publicidade
Devido ao crescimento do banco, em 17 de junho de 1982 a direção entregou uma nova e moderna agência na Rua Marechal Deodoro, 391, com 2,81 mil metros quadrados. Depois de 50 anos, o prédio histórico da Floriano deixou de sediar uma casa bancária e passou a ser usado pela Exatoria Estadual.
Colaborou: João Alberto Alves
LEIA MAIS TEXTOS DE ZÉ BOROWSKY
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙