Em muitas cidades, inclusive em nossa região, ocorreram nos últimos dias as comemorações católicas dos Santos Reis. De origem europeia, elas relembram a visita dos reis magos Gaspar, Melchior e Baltazar ao menino Jesus, nascido em 25 de dezembro, em Belém. A festa é realizada de 24 de dezembro a 6 de janeiro (Dia dos Santos Reis). Em vários locais, as comemorações são grandiosas, com os grupos de cantoria muito bem organizados. Eles visitam as casas, entoam músicas próprias, provam comidas e bebidas, ganham um donativo e seguem para outra residência. Têm objetivos filantrópicos, pois o dinheiro que arrecadam (quase sempre) é revertido para causas sociais.
LEIA TAMBÉM: Primeiro ônibus de Santa Cruz começou a circular no Natal
Em Santa Cruz do Sul, no passado, os festejos eram maiores. O radialista Antônio Pereira dos Santos lembra que, em 1955, veio de Barros Cassal para visitar familiares. Aí viu, pela primeira vez, a cantoria. Eram crianças indo de casa em casa, com latinhas e reco-recos improvisados, para ganharem algumas moedas. Cantando, pediam que o dono abrisse a casa e trouxesse alguns trocados. Quando a porta não se abria, o proprietário ouvia a música Barba de Farelo, que criticava a sua sovinice.
Publicidade
Em 1960, já morando em Santa Cruz, Antônio uniu-se à invernada artística do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropeiros da Amizade para cantarem reis. A tradição manteve-se por 25 anos. A arrecadação tinha finalidade social, mas com ela também foi adquirida a primeira gaita do CTG e comprado material de construção para a sede da entidade.
Também os CTGs Rincão da Alegria e Lanceiros de Santa Cruz realizam as cantorias. Os músicos Ivo e Neusa Hermes lembram que em 1977, junto com seis amigos, cantaram reis para pagar o tabernáculo do antigo Santuário de Schoenstatt, às margens da BR-471. Na década de 1980, a Polícia Civil editou portaria regulamentando as cantorias. Os grupos precisavam de licença e deveriam respeitar o horário, o que ocasionou uma redução nos ternos adultos. As crianças, no entanto, continuaram cantando na vizinhança.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.