Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

zé Borowsky

Memória: 70 anos do Flamengo

Time forte: Nenê Weindel, Batuta, Odi, Aládio, Valindo e João do Prenda (goleiro). Agachados: Pedro, Polaquinho, Zeno, Adão Bolinha e Bruno | Foto: Divulgação/GS

A Sociedade Cultural, Beneficente e Recreativa Flamengo, do Bairro Arroio Grande, de Santa Cruz, criada em 9 de maio de 1953, completa 70 anos nesta terça-feira, 9. O clube teve como fundadores os irmãos Zeno e Paulo Schmidt e Alípio e João Hildor Frantz. As primeiras partidas ocorriam nos campos da propriedade de João Frantz, perto do Posto Laço Velho.

No início de 1950, os irmãos Adriano e Eugênio Telöken doaram uma área para jogos de futebol no bairro, permitindo a instalação de um campo com dimensões oficiais. O terreno ficava na divisa das terras dos irmãos e o frigorífico Excelsior. Nele existia um pé de timbaúva, que acabou dando nome à praça de esportes.

Estádio da Timbaúva, na década de 50, em jogo do Mengo com veteranos do Grêmio | Foto: Divulgação/GS

LEIA TAMBÉM: Você conhece a história do primeiro hotel de Santa Cruz do Sul?

Publicidade

Atualmente, o Estádio da Timbaúva está entre as ruas Antonio Kipper, São Roque, Edvino Peschel e Arthur Germano Fett. Após a doação, foi fundado o clube, presidido por Elcides Saraiva Figueiredo. A sede social ficava na Avenida Euclydes Kliemann esquina com a Rua São Roque, onde havia até quadra de vôlei.
Nos domingos de futebol, o campo lotava e os torcedores aproveitavam a sombra da timbaúva para conversar, comer pastel e tomar cerveja ou gasosa, vendidos na copa. Após os jogos, era comum a turma ir tomar banho no Arroio das Pedras, que passa a poucos metros do estádio. Na época, a água era límpida, com algumas prainhas particulares nas margens.

Em 1959, o Flamengo derrotou o Grêmio Arroio Grande por 2 a 1, com gols de Zeno Schmidt e Pedro, e conquistou o Campeonato Citadino pela primeira vez. A partir daí, foram vencidas as disputas de 60, 61, 62 e 63, garantindo o pentacampeonato ao clube.

LEIA TAMBÉM: Relatos sobre indígenas e progresso nas cartas enviadas à Alemanha

Publicidade

Ao longo de 70 anos, o Mengo cresceu, fez jogos memoráveis, modernizou o estádio e formou atletas que acabaram atuando em times profissionais. O clube, que é presidido por Paulo Machado, possui uma das melhores estruturas sociais entre os times amadores da região, inclusive com ginásio de esportes.

Colaborou: Renê Kipper

LEIA MAIS TEXTOS DE ZÉ BOROWSKY NO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.