Santa Cruz do Sul

Melhorias no abastecimento de água e saúde: veja o que pedem os eleitores das zonas Oeste e Leste de Santa Cruz

O Fala, Comunidade ganha sequência, desta vez ouvindo os moradores das regiões Leste e Oeste de Santa Cruz do Sul. Eles tiveram a oportunidade de compartilhar suas opiniões sobre o que está bom e o que pode ser aprimorado pelo próximo prefeito ou prefeita em suas localidades. As entrevistas foram realizadas de forma aleatória nesta semana e têm o objetivo de auxiliar o futuro gestor a entender as demandas dos munícipes.

Enquanto os residentes da área Leste destacaram a necessidade de melhorias no abastecimento de água e na infraestrutura, os moradores do lado Oeste apontaram a saúde como prioridade. Embora a maioria considere bom o atendimento, enfatiza a demora para agendar consultas e exames. Questões relacionadas à conservação de estradas, cuidado com áreas verdes e saúde também foram temas destacados por pessoas do Centrointerior e região Norte.

LEIA TAMBÉM:

Publicidade

O que dizem moradores das zonas Leste e Oeste

“Entre as melhorias feitas no bairro, destaco o asfaltamento da Rua Henrique Schuster, um antigo pedido da comunidade. No entanto, uma área que requer atenção do próximo prefeito é a cobrança mais efetiva da Prefeitura à Corsan em relação ao fornecimento de água, especialmente durante o verão, quando há registros frequentes de falta d’água. Outra questão a ser abordada é a Rua Lothário Heuser, que também precisa de melhorias no asfalto, pois passa ônibus e não há acostamento para caminhar. Além disso, a falta de lixeiras no bairro tem levado algumas pessoas a descartar resíduos no mato ou a atear fogo. Acredito que esses são pontos que merecem um olhar especial.”

Jamile Teixeira, 32 anos/Moradora do Bairro Margarida

“Sou moradora deste bairro há três décadas e, nos últimos anos, vimos algumas melhorias como o calçamento de ruas, a construção de uma pracinha e a realização de atividades para as crianças. Gosto de viver aqui, pois me sinto segura. Espero que o próximo prefeito invista em ônibus melhores para nossa região e preste atenção especial às melhorias no abastecimento de água e na rede de energia elétrica, que são fracas, especialmente no verão.”

Elci Lopes, 60 anos/Moradora do Bairro Margarida

“Considero positiva a pavimentação das ruas próximas ao Colégio Mauá e a instalação de iluminação em LED na Rua Capitão Pedro Werlang. No entanto, é necessário melhorar a atenção ao Parque da Gruta, já que o teleférico e os animais foram removidos e não houve reposição com outras atrações. Além disso, o acesso às trilhas precisa de melhorias. Outra questão a ser abordada é o excesso de velocidade de alguns motoristas na Capitão Pedro Werlang. Acredito que a instalação de redutores poderia contribuir para a segurança da área.”

Publicidade

Lucas Corrêa, 37 anos/Morador do Bairro Higienópolis

“A saúde básica sempre pode e deve melhorar. Mas é importante também dar uma prioridade maior para as crianças, com opções de lazer, atividades e espaço para elas poderem se ocupar e não fazer coisa errada. 

Outro aspecto que me preocupa é o transporte. Há pessoas que trabalham do outro lado da cidade e têm dificuldade de conseguir ônibus. Muitos vão e voltam de bicicleta.

Os serviços da associação de bairro são muito bons, não tem o que reclamar. Quanto mais puderem ajudar e contribuir, melhor.”

Publicidade

Leandro Michel Kochenberger, 45 anos/Morador do Bairro Bom Jesus

“No interior, melhorias nas estradas são sempre necessárias, e o asfaltamento da estrada Bruno Pritsch facilitou a locomoção na região. O que precisamos agora é de um posto de saúde, a conclusão da creche e o asfaltamento da estrada que leva a Passo do Sobrado, que apresenta diversos problemas. Além disso, o trevo criado no entroncamento das ruas Bruno Pritsch e Acesso Linha João Alves precisa ser revisto, pois gerou confusão entre os motoristas.”

Inácio Assmann, 65 anos/Morador de Linha João Alves

“As principais demandas do bairro estão todas resolvidas. Tanto na saúde quanto na educação, não há o que reclamar. As ruas que precisavam ser pavimentadas foram. Acredito que, de maneira geral, a comunidade está feliz. Todas as demandas estão sendo atendidas. A iluminação pública está excelente, em vista de como era antes. O que precisa ocorrer é uma cobrança mais incisiva em relação ao trabalho da Corsan. Eles vêm, fazem o trabalho e deixam um buraco. Precisam ser cobrados disso, ser mais firmes para que não estraguem as ruas.”

Roque Antônio Ramos/Presidente da Associação de Moradores do Bairro Santa Vitória

“A creche em construção será uma grande vantagem para nós. Além disso, o asfaltamento da Travessa Dona Leopoldina e Rua Bruno Pritsch melhorou o trânsito, reduzindo congestionamentos. Contudo, é necessário aumentar a frequência dos ônibus e estabelecer um posto de saúde na região de João Alves, já que a população está crescendo.”

Publicidade

Michele Goldschmidt, 42 anos/Moradora do Nova Santa Cruz 2, João Alves

“A saúde aqui no Faxinal está ótima, não podemos nos queixar. Também está muito melhor a educação e a assistência social. Temos um bom atendimento básico. O que era um problema, a limpeza e a iluminação, foram aprimoradas. É necessário que esses setores que estão muito bons sejam mantidos, que continuem a ter uma boa qualidade. Especialmente na área social, para dar atenção às pessoas mais carentes.”

Milton Schwendler, 65 anos/Morador do Bairro Faxinal

“Acredito que necessitamos de mais médicos. Tu precisa marcar consulta e demora um mês. E se precisar fazer exame demora mais, tem que esperar, levar os resultados de volta. Faltam opções de transporte, porque às vezes precisamos ir para o Centro por falta de atendimento. Quanto melhor o atendimento médico, menos vamos precisar nos deslocar. Acredito que precisamos manter a ajuda à associação de moradores, cuidar da estrutura e manter o gramado limpo. É uma excelente opção para as crianças, mantém elas ocupadas.”

Geneci Borba, 62 anos/Moradora do Bairro Bom Jesus

“Precisamos dar mais oportunidade às pessoas. Principalmente oportunidade de emprego. Quando acaba a safra, muitos não sabem a quem recorrer. É difícil para os adultos finalizar os estudos, isso precisa ser trabalhado. Oferecer qualificação para os moradores do bairro. Precisamos também ficar atentos aos direitos de ir e vir. 

Publicidade

Muitas pessoas estão sendo prejudicadas pelas obras da Estação de Tratamento de Água, é uma demanda grande que estamos acompanhando. Está destruindo as casas de moradores e as ruas, que eram boas. Precisamos da estação, mas é necessário ficar atento a isso. E se puderem, dar atenção à praça Bom Jesus, que está um pouco atirada, para que possam ocorrer jogos e ela servir de lazer para as crianças.

Acredito que o acesso à saúde melhorou. Também está melhor o acesso à educação, temos creches e espaço para as crianças. Quem chega no Bairro Bom Jesus vai ser bem-vindo, com muitos aspectos que melhoraram.”

Clairton Ferreira/Presidente da Associação de Moradores do Bairro Bom Jesus

“Um dos problemas que enfrentamos há anos e atuamos com os órgãos públicos é a questão de segurança. Por se tratar de um bairro mais antigo, com moradores mais velhos, sofremos  muito com furtos e roubos. E essa é uma das prioridades, tentar diminuir. Estamos sempre trabalhando com a Brigada Militar, a Polícia Civil e Guarda Municipal, para proporcionarmos aos moradores um pouco mais de segurança.

Como pontos positivos, é um bairro calmo, tranquilo, uma vizinhança ótima. E a área comercial do bairro está crescendo muito. Estamos nos tornando uma extensão do Centro. Estão construindo muitos prédios aqui. Acredito que o bairro logo será um dos mais populosos da cidade. É um lugar muito bom de morar, muito bom mesmo. Existem muitos pontos positivos que poderíamos destacar, uma infraestrutura muito boa e bem arborizada.”

Jeferson Peres/Presidente da Associação de Moradores do Bairro Goiás

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.