O Fala, Comunidade ganha sequência, desta vez ouvindo os moradores das regiões Leste e Oeste de Santa Cruz do Sul. Eles tiveram a oportunidade de compartilhar suas opiniões sobre o que está bom e o que pode ser aprimorado pelo próximo prefeito ou prefeita em suas localidades. As entrevistas foram realizadas de forma aleatória nesta semana e têm o objetivo de auxiliar o futuro gestor a entender as demandas dos munícipes.
Enquanto os residentes da área Leste destacaram a necessidade de melhorias no abastecimento de água e na infraestrutura, os moradores do lado Oeste apontaram a saúde como prioridade. Embora a maioria considere bom o atendimento, enfatiza a demora para agendar consultas e exames. Questões relacionadas à conservação de estradas, cuidado com áreas verdes e saúde também foram temas destacados por pessoas do Centro, interior e região Norte.
LEIA TAMBÉM:
Publicidade
- Melhorias estruturais e preservação de áreas verdes: veja o que pedem os eleitores do Centro de Santa Cruz
- Melhorias nas estradas e na saúde: veja o que pedem os eleitores do interior de Santa Cruz
- Atenção à saúde e pavimentação: veja o que pedem os eleitores da Zona Norte de Santa Cruz
O que dizem moradores das zonas Leste e Oeste
“Entre as melhorias feitas no bairro, destaco o asfaltamento da Rua Henrique Schuster, um antigo pedido da comunidade. No entanto, uma área que requer atenção do próximo prefeito é a cobrança mais efetiva da Prefeitura à Corsan em relação ao fornecimento de água, especialmente durante o verão, quando há registros frequentes de falta d’água. Outra questão a ser abordada é a Rua Lothário Heuser, que também precisa de melhorias no asfalto, pois passa ônibus e não há acostamento para caminhar. Além disso, a falta de lixeiras no bairro tem levado algumas pessoas a descartar resíduos no mato ou a atear fogo. Acredito que esses são pontos que merecem um olhar especial.”
Jamile Teixeira, 32 anos/Moradora do Bairro Margarida
“Sou moradora deste bairro há três décadas e, nos últimos anos, vimos algumas melhorias como o calçamento de ruas, a construção de uma pracinha e a realização de atividades para as crianças. Gosto de viver aqui, pois me sinto segura. Espero que o próximo prefeito invista em ônibus melhores para nossa região e preste atenção especial às melhorias no abastecimento de água e na rede de energia elétrica, que são fracas, especialmente no verão.”
Elci Lopes, 60 anos/Moradora do Bairro Margarida
“Considero positiva a pavimentação das ruas próximas ao Colégio Mauá e a instalação de iluminação em LED na Rua Capitão Pedro Werlang. No entanto, é necessário melhorar a atenção ao Parque da Gruta, já que o teleférico e os animais foram removidos e não houve reposição com outras atrações. Além disso, o acesso às trilhas precisa de melhorias. Outra questão a ser abordada é o excesso de velocidade de alguns motoristas na Capitão Pedro Werlang. Acredito que a instalação de redutores poderia contribuir para a segurança da área.”
Lucas Corrêa, 37 anos/Morador do Bairro HigienópolisPublicidade
“A saúde básica sempre pode e deve melhorar. Mas é importante também dar uma prioridade maior para as crianças, com opções de lazer, atividades e espaço para elas poderem se ocupar e não fazer coisa errada.
Outro aspecto que me preocupa é o transporte. Há pessoas que trabalham do outro lado da cidade e têm dificuldade de conseguir ônibus. Muitos vão e voltam de bicicleta.
Os serviços da associação de bairro são muito bons, não tem o que reclamar. Quanto mais puderem ajudar e contribuir, melhor.”
Leandro Michel Kochenberger, 45 anos/Morador do Bairro Bom JesusPublicidade
“No interior, melhorias nas estradas são sempre necessárias, e o asfaltamento da estrada Bruno Pritsch facilitou a locomoção na região. O que precisamos agora é de um posto de saúde, a conclusão da creche e o asfaltamento da estrada que leva a Passo do Sobrado, que apresenta diversos problemas. Além disso, o trevo criado no entroncamento das ruas Bruno Pritsch e Acesso Linha João Alves precisa ser revisto, pois gerou confusão entre os motoristas.”
Inácio Assmann, 65 anos/Morador de Linha João Alves
“As principais demandas do bairro estão todas resolvidas. Tanto na saúde quanto na educação, não há o que reclamar. As ruas que precisavam ser pavimentadas foram. Acredito que, de maneira geral, a comunidade está feliz. Todas as demandas estão sendo atendidas. A iluminação pública está excelente, em vista de como era antes. O que precisa ocorrer é uma cobrança mais incisiva em relação ao trabalho da Corsan. Eles vêm, fazem o trabalho e deixam um buraco. Precisam ser cobrados disso, ser mais firmes para que não estraguem as ruas.”
Roque Antônio Ramos/Presidente da Associação de Moradores do Bairro Santa Vitória
“A creche em construção será uma grande vantagem para nós. Além disso, o asfaltamento da Travessa Dona Leopoldina e Rua Bruno Pritsch melhorou o trânsito, reduzindo congestionamentos. Contudo, é necessário aumentar a frequência dos ônibus e estabelecer um posto de saúde na região de João Alves, já que a população está crescendo.”
Michele Goldschmidt, 42 anos/Moradora do Nova Santa Cruz 2, João AlvesPublicidade
“A saúde aqui no Faxinal está ótima, não podemos nos queixar. Também está muito melhor a educação e a assistência social. Temos um bom atendimento básico. O que era um problema, a limpeza e a iluminação, foram aprimoradas. É necessário que esses setores que estão muito bons sejam mantidos, que continuem a ter uma boa qualidade. Especialmente na área social, para dar atenção às pessoas mais carentes.”
Milton Schwendler, 65 anos/Morador do Bairro Faxinal
“Acredito que necessitamos de mais médicos. Tu precisa marcar consulta e demora um mês. E se precisar fazer exame demora mais, tem que esperar, levar os resultados de volta. Faltam opções de transporte, porque às vezes precisamos ir para o Centro por falta de atendimento. Quanto melhor o atendimento médico, menos vamos precisar nos deslocar. Acredito que precisamos manter a ajuda à associação de moradores, cuidar da estrutura e manter o gramado limpo. É uma excelente opção para as crianças, mantém elas ocupadas.”
Geneci Borba, 62 anos/Moradora do Bairro Bom Jesus
“Precisamos dar mais oportunidade às pessoas. Principalmente oportunidade de emprego. Quando acaba a safra, muitos não sabem a quem recorrer. É difícil para os adultos finalizar os estudos, isso precisa ser trabalhado. Oferecer qualificação para os moradores do bairro. Precisamos também ficar atentos aos direitos de ir e vir.
Publicidade
Muitas pessoas estão sendo prejudicadas pelas obras da Estação de Tratamento de Água, é uma demanda grande que estamos acompanhando. Está destruindo as casas de moradores e as ruas, que eram boas. Precisamos da estação, mas é necessário ficar atento a isso. E se puderem, dar atenção à praça Bom Jesus, que está um pouco atirada, para que possam ocorrer jogos e ela servir de lazer para as crianças.
Acredito que o acesso à saúde melhorou. Também está melhor o acesso à educação, temos creches e espaço para as crianças. Quem chega no Bairro Bom Jesus vai ser bem-vindo, com muitos aspectos que melhoraram.”
Clairton Ferreira/Presidente da Associação de Moradores do Bairro Bom Jesus
“Um dos problemas que enfrentamos há anos e atuamos com os órgãos públicos é a questão de segurança. Por se tratar de um bairro mais antigo, com moradores mais velhos, sofremos muito com furtos e roubos. E essa é uma das prioridades, tentar diminuir. Estamos sempre trabalhando com a Brigada Militar, a Polícia Civil e Guarda Municipal, para proporcionarmos aos moradores um pouco mais de segurança.
Como pontos positivos, é um bairro calmo, tranquilo, uma vizinhança ótima. E a área comercial do bairro está crescendo muito. Estamos nos tornando uma extensão do Centro. Estão construindo muitos prédios aqui. Acredito que o bairro logo será um dos mais populosos da cidade. É um lugar muito bom de morar, muito bom mesmo. Existem muitos pontos positivos que poderíamos destacar, uma infraestrutura muito boa e bem arborizada.”
Jeferson Peres/Presidente da Associação de Moradores do Bairro Goiás
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙