Santa Cruz do Sul

Melhorias nas estradas e na saúde: veja o que pedem os eleitores do interior de Santa Cruz

Se os moradores da região central de Santa Cruz do Sul demonstraram que estão preocupados com questões relacionadas à infraestrutura e preservação das áreas verdes, quem vive no interior tem expectativas quanto aos serviços de saúde e estradas, especialmente para facilitar o escoamento da produção e o acesso às propriedades. É o que mostra a segunda rodada de entrevistas que a Gazeta do Sul apresenta com o olhar do eleitorado da zona rural, que reúne um contingente de aproximadamente 11 mil pessoas.

A enquete realizada de modo aleatório ajuda a dar uma dimensão dos anseios dos cidadãos no momento em que a campanha se intensifica e o dia das eleições se aproxima. As pessoas ouvidas pela reportagem representam um grupo que, em razão da distância, nem sempre tem suas demandas e preocupações evidenciadas entre os entes políticos. Os relatos a seguir revelam uma diversidade de desafios e desejos, desde melhorias na infraestrutura local até a necessidade de serviços públicos mais eficientes.

LEIA TAMBÉM: Melhorias estruturais e preservação de áreas verdes: veja o que pedem os eleitores do Centro de Santa Cruz

Publicidade

O que dizem moradores do interior

“O plantão do SUS implantado no Hospital Monte Alverne era algo necessário. Espero que melhorem a forma como as consultas são marcadas, pois hoje é apenas por telefone, o que é complicado, já que não sabemos quando vamos ficar doentes.”

Delsio Schlosser, 63 anos/Morador de Monte Alverne

“Recentemente foi iniciado aqui em Saraiva, perto da Escola Rio Branco, o calçamento da rua. No entanto, outras estradas do interior não recebem tanta manutenção. Por exemplo, vou trabalhar em São Martinho e vejo que lá se tem mais cuidado com a estrada. O interior precisa de saúde e de boas estradas. O plantão noturno no Hospital Monte Alverne facilitou para a gente. O próximo prefeito poderia adotar a realização de exames médicos no local. Essa medida reduziria custos de locomoção, especialmente para pessoas que não têm tantas condições.”

Lisane Nieland, 53 anos/Moradora de Saraiva

“Acredito que a nova gestão poderia considerar a possibilidade de oferecer raio X no Hospital Monte Alverne. Faz muita falta para nós, que moramos no interior, ter esse serviço mais perto. Não adianta ter o plantão se, para outros exames, temos que ir para a cidade. Além disso, uma ambulância aqui facilitaria, pois quando é solicitada demora a chegar, já que vem da cidade. O próximo prefeito também poderia implantar patrulhas agrícolas, pois precisamos de boas máquinas, como patrolas.”

Publicidade

Rogério Sackser, 49 anos/Morador de Saraiva

“Como positivo, destaco as melhorias no Hospital Monte Alverne. No entanto, alguns serviços oferecidos pelo SUS podem melhorar, como a disponibilidade de medicamentos. Espero que o próximo prefeito dê atenção às estradas. Outro problema recorrente é a falta de luz.”

Lisiane Frantz, 33 anos/Moradora de Linha Chaves

“O que foi feito de bom, e espero que seja mantido, é a melhoria nas estradas, que são realizadas frequentemente onde moro, em São Martinho. Para melhorar, tem a questão da iluminação pública. Vejo que é muito feito na cidade, mas aqui no interior precisa melhorar também, pois há vários pontos na escuridão e isso é perigoso, especialmente no período em que as crianças saem da escola e voltam a pé para casa quando escurece mais cedo. Eu gostaria que isso recebesse mais atenção do futuro prefeito. Os ônibus escolares também podem ser melhorados.”

Janaína Figueira, 43 anos/Moradora de São Martinho

“Uma das grandes dificuldades que tínhamos aqui na localidade conhecida, como Estrada Velha, era a falta de água encanada. Mais recentemente, foram realizadas melhorias na iluminação pública. Isso traz mais segurança e melhora o monitoramento por meio das câmeras. Espero do próximo prefeito que melhore as estradas; aqui tem poeira em dias secos e muitos buracos. Essa é uma grande dificuldade hoje para nós. Temos empresas aqui que precisam desses acessos.””

Publicidade

Eldor Vogt, 53 anos/Morador da região conhecida como Estrada Velha Santa Cruz-Rio Pardo

“Nos últimos anos, tivemos importantes melhorias e ações no interior, tanto promovidas pelo poder público quanto pela iniciativa privada e investimento dos produtores rurais. Por exemplo, melhorias nas redes elétricas, internet por fibra, redes hídricas, cisternas, programas de atendimento dentro das propriedades com maquinário, investimento em diversificação, postos de saúde nos distritos e agentes de saúde, plantão noturno em Monte Alverne. A mecanização e a tecnologia chegaram a muitas propriedades, tornando o trabalho menos penoso.

As famílias colocaram mais conforto em suas casas, graças a muito trabalho e dedicação, melhorando a vida no meio rural. Também destaco a lei municipal que criou melhores condições para implantação de agroindústrias familiares, a criação de novos pontos de feiras rurais e a implantação do vale-feira, que deu um bom impulso no desenvolvimento das vendas em feiras.

O que pode ser melhorado é o aumento substancial no orçamento da Secretaria de Agricultura, para atender a novas demandas e projetos no meio rural. A pavimentação das principais vias do interior é fundamental para o progresso e desenvolvimento da região, assim como a criação de uma patrulha para obras de desenvolvimento (porteira adentro), a exemplo dos atendimentos que hoje acontecem, mas para atender a demandas específicas que exigirem intervenções maiores. Também destaco projetos de compensação por preservação ambiental, saneamento básico com a implantação de fossas biodigestoras (por meio de parceria entre o poder público e os moradores), intensa manutenção das estradas vicinais, valorização, apoio e fomento ao associativismo e cooperativismo, entre outros.”

Publicidade

Sérgio Reis, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais/morador de Quarta Linha Nova Baixa

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.