Santa Cruz do Sul

Melhorias estruturais e preservação de áreas verdes: veja o que pedem os eleitores do Centro de Santa Cruz

Com as eleições municipais se aproximando, os mais de 138 mil habitantes de Santa Cruz do Sul têm expectativas em relação ao próximo mandato. Para mostrar as vozes da comunidade, a Gazeta do Sul abre uma série de reportagens que abrangerá tanto a área urbana quanto a rural do município.

Nas entrevistas, a comunidade poderá emitir suas opiniões sobre o que está funcionando bem, o que necessita de melhorias e o que espera de quem estará à frente da Prefeitura para o lugar onde vivem.

A série teve início pelo Centro. A equipe de reportagem abordou, de forma aleatória, cidadãos na área de maior movimentação e relevância comercial e cultural do município. Por isso, entidades representativas do setor varejista também foram ouvidas. Posteriormente, a Gazeta se fará presente em outros pontos da cidade, incluindo bairros das zonas Norte, Sul, Leste e Oeste. No interior, os distritos serão contemplados, de modo a garantir uma visão completa das necessidades e desejos da população rural.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Arrecadação com o IPTU chega a R$ 54,4 milhões em Santa Cruz

O que dizem moradores da área central

“O Centro de Santa Cruz, quando comparado a outras cidades, é bastante privilegiado do ponto de vista do espaço público. Temos praças, o Parque da Oktober, e um centro arborizado e bem cuidado. A segurança pública também contribui para que seja um local agradável. Seria ideal que todos os bairros tivessem um espaço de lazer semelhante. Quanto mais democratizado for o espaço público, melhor será para a qualidade de vida da população. No entanto, estou preocupado com a recente derrubada de árvores. Cidades que valorizam as árvores geralmente têm um ambiente urbano mais saudável. Outro ponto importante é priorizar os espaços para pedestres no centro. As grandes cidades que investem em turismo frequentemente fazem isso, como é o caso do nosso Calçadão. Acredito que priorizar estacionamento em vez de áreas para pedestres não é a melhor abordagem.
O foco deve ser criar um ambiente onde as famílias possam caminhar com segurança e conforto.”

Mateus Skolaude, 46 anos, professor

“Aqui na Avenida do Imigrante, seria importante intensificar a fiscalização devido à alta velocidade de carros e motos. Considero positiva a reforma feita na estrutura; está bem cuidada e espero que essa manutenção continue com o próximo governo. Além disso, seria interessante ter uma pequena praça ou alguma atividade para as crianças. Moro na Rua Guilherme Hackbart há cerca de dez anos e percebi mudanças boas na área.”

Publicidade

Lucia Janita Frantz, 59 anos, professora aposentada

“Tivemos alguns problemas, como a falta de água, que ocorreu principalmente durante as enchentes. A iluminação pública está boa, mas enfrentamos um grande problema com a Rua Major Pedro Santana de Oliveira, que não está em boas condições. Esperamos que essa rua também seja asfaltada, pois vemos que vias laterais foram asfaltadas. Quero que o futuro prefeito dê uma atenção para a gente. Apesar desses problemas, este é um lugar muito bom para morar, pois estamos perto de tudo.”

Lisandra Beck, 40 anos, auxiliar de qualidade

“Desde que a Rua Venâncio Aires foi asfaltada, ela se tornou uma via importante para o Centro [a partir da Rua Manoel Antônio de Barros]. No entanto, muitos motoristas excedem a velocidade aqui no início da rua, o que tem causado vários acidentes nas esquinas. Acredito que a instalação de redutores de velocidade poderia ajudar a minimizar esses problemas. Além disso, acredito que o prefeito eleito poderia implementar ações para melhorar as calçadas na área.”

Alcides Pereira da Silva, 74 anos, aposentado

“Para o comércio, é importante que o projeto de revitalização do Calçadão da Marechal Floriano avance, sem atrasos e demoras na conclusão das próximas etapas. É uma preocupação muito grande nossa, pois nas próximas quadras que devem receber o projeto estão as tipuanas mais velhas, com problemas fitossanitários e raízes que atrapalham construções. Nesse sentido, seria muito importante que fosse realizada uma manutenção das árvores, como era feito nos finais de semana. Essa ação preventiva dá mais segurança para quem passa pelo principal cartão-postal de nosso município, assim como uma tranquilidade maior aos lojistas do Centro.”

Publicidade

Geral Mauro Spode
Mauro Spode, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP)

“Acredito que a saúde pode melhorar, pois muitas vezes precisamos esperar muito tempo no Pronto Atendimento (PA) para ter atendimento médico. Já aqui onde eu moro é muito bom. Tivemos problemas com a iluminação pública, mas isso foi resolvido, e sempre fomos bem atendidos quando precisamos no bairro. Do próximo prefeito, espero que a Prefeitura continue a dar boa atenção à nossa área.”

Márcia Alves, 51 anos, cozinheira

“Moro no bairro desde que nasci e acredito que poderia haver mais horários de ônibus para facilitar o acesso a outras áreas da cidade e do Centro. Assim como eu, tem muitas pessoas idosas morando aqui, e às vezes caminhar se torna mais difícil. Nos últimos tempos, houve melhorias na rua, e espero que o futuro prefeito continue cuidando da nossa área.”

Teresinha Lenz, 72 anos, aposentada

“Apresentamos aos candidatos a prefeito demandas do comércio colhidas pela CDL Santa Cruz em relação ao Centro, como: realizar a manutenção do Túnel Verde; realizar a capacitação dos comerciantes para o atendimento ao turista; fazer eventos aos sábados estimulando os lojistas para abrirem seus empreendimentos; incentivar novos empreendedores e criar rotas de passeios para movimentar os domingos; incentivar a criação de estacionamentos privados no centro; fomentar parcerias com empresas de turismo; zelar pela limpeza e manutenção das ruas, praças e áreas comerciais; evitar realizar ações para atrapalhar o trânsito e o comércio, especialmente com manutenções em horários de pico; reorganizar o trânsito, a fim de melhorar a sua fluidez, reduzindo os engarrafamentos e aumentando a segurança; melhorar a iluminação das ruas do Centro, não só na Marechal Floriano, mas nas demais; ornamentar todas as ruas onde se concentra o comércio; ativar totens nas entradas da cidade e Centro, para que o turista e a população possam consultar pontos turísticos, onde se concentram nas principais ruas, informações sobre restaurantes, hotéis e eventos; e, por último, seguir com a revitalização da Marechal Floriano, buscando realizá-la de forma a interferir o mínimo possível no funcionamento do comércio.”

Publicidade

Ricardo Bartz, presidente da CDL Santa Cruz

“Uma coisa que me incomoda muito é o lixo acumulado em algumas ruas. A Prefeitura poderia intensificar a fiscalização e talvez aplicar multas para incentivar a colaboração das pessoas. Também há acúmulo de lixo nas paradas de ônibus, que precisariam de mais limpeza. Além disso, acredito que a Corsan deveria ser mais rigorosa ao fechar as ruas após os serviços, como na nossa Rua Bento Gonçalves, pois frequentemente deixam um reparo incompleto. Espero que o futuro prefeito monitore melhor essas situações e continue com as melhorias já implementadas, como no Lago Dourado.”

Liege Vogt, professora aposentada

“Tenho um problema na minha calçada na Rua do Moinho que acaba afetando a todos que passam. Durante a instalação dos canos de água, a estrutura foi danificada. Gostaria que essa situação fosse consertada para evitar problemas e prevenir acidentes. É uma melhoria necessária, pois, apesar de o local ser bom para morar e a cidade em si ser agradável, a infraestrutura precisa de atenção. Além disso, os vereadores precisam dedicar mais atenção à nossa região. Quem assumir a Prefeitura deveria considerar nossas necessidades, especialmente porque somos uma área com muitos idosos. Eu gostaria que aqui fosse implantada uma academia ao ar livre. Ter essas melhorias seria muito bom para nossa comunidade.”

Rovena Ziebell, 70 anos, aposentada

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.