Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

educação

Melhores trabalhos da Feira de Ciências da Unisc recebem premiação

Foto: Alencar da Rosa

Foi realizada, no final da tarde desta sexta-feira, 9, a premiação dos projetos escolhidos da Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade 2022, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Dos 73 projetos apresentados em outubro deste ano, 18 foram premiados como destaque e outros dez receberam menção honrosa. Participaram da feira alunos da rede básica de ensino, do 1º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Técnico.

De acordo com a coordenadora geral da Feira de Ciências, professora Cláudia Mendes Mahlmann, a avaliação aconteceu durante as apresentações e também antes, no caso dos projetos que são submetidos de forma escrita. Para Cláudia, a Unisc possui um compromisso com a comunidade de todas as regiões onde atua, para incentivar a pesquisa, o pensar no meio ambiente e na inovação. “São assuntos previstos no desenvolvimento social. É mais uma forma de aproximação da universidade com as escolas”, acrescentou.

LEIA TAMBÉM: Feira de Ciências da Unisc divulga projetos que foram destaques no evento 

Publicidade

Na abertura do evento, o titular da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, lembrou da derrota da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, que aconteceu horas antes da premiação, mas enfatizou que os verdadeiros vitoriosos se encontravam no evento. “A tarde é de vitória, independente de resultados.” Moura ainda salientou a importância de iniciativas como a Feira de Ciências para incentivar carreiras. “Talvez um futuro cientista esteja aqui. Não podemos deixar de dar esse suporte aos nossos estudantes”, disse.

A vice-reitora da Unisc, Andréia Rosane de Moura Valim, frisou que é preciso discutir o tema do conhecimento e não deixou de citar a relevância que há na integração de universidades com escolas. “A Unisc é muito focada no Ensino Superior. Mas isso não se faz se não houver interação com a educação básica”, observou.

Educação antirracista virou projeto destaque

Um grupo de estudantes do 8º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Felippe Jacobs escolheu o tema da educação antirracista para abordar no projeto. O grupo foi um dos 18 projetos destaques premiados na ocasião. “É sobre a valorização do conhecimento científico negro. Foi uma ótima oportunidade, porque a gente pode apresentar e expandir esse conhecimento”, contou a aluna e integrante do grupo, Mariana Dias Machado, de 14 anos.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.