O Mês da Consciência Negra foi a data escolhida pelo grupo de rap capixaba Melanina MCs para o lançamento de seu mais novo single, a faixa “Pele Maciça”. A canção se conecta à data por conta de uma letra poderosa, que evoca a resistência diária da mulher negra, seus percalços e objetivos, tudo isso em meio a uma sociedade opressora e preconceituosa. A composição coletiva é assinada pelas quatro MCs – Geeh, Lola, Mary Jane e Afari – em parceria com Morena, vocalista do grupo Solveris e que também canta no single.
“A ideia da música veio de relatos sobre as vivência da mulher, de não se sentirem seguras em vários aspectos. Esse entendimento fez com que a gente aflorasse a descoberta de um tipo de proteção que vem justamente do apoio entre nós, mulheres”, explicam as rappers, que, entre outras referências, se inspiraram no grupo indiano e feminista Gulabi Gang durante o processo de criação da faixa.
“Depois de ouvir nossa letra, junto ao arranjo da pré-produção, a Morena compôs e gravou no mesmo momento o refrão, guiada pela imagem de lavadeiras à beira de um rio, como filhas de Iemanjá, passando a sensação de uma memória ancestral”, completam as MCs.
Publicidade
Ouça:
Publicidade