O quadro “Café na Roça” visitou a propriedade da Família Rohers, em Passa Sete, nessa segunda-feira, 6. A produção de melancia de Acicelo e Alitza tornou a propriedade ainda mais diversificada. Além da produção de tabaco, a família se divide na criação de suínos, milho e alimentos para subsistência.
Seu Acicelo, preocupado com o futuro da agricultura familiar, disse que todo e qualquer pedaço de terra é capaz de produzir. “Acho difícil quem mora no interior e que não planta, pelo menos, aquilo que come”, destaca. Com uma larga experiência de vida e de cultivo, Acicelo disse que a melancia não tem mistério. “Não vou dizer que a melancia é um grande negócio, mas pode ajudar. É preciso esperar o ciclo da fruta, só assim pra ela ter uma aparência boa e um sabor mais adocicado”, disse.
Na propriedade, a fruta é plantada com terra de mato e com resíduos de esterco, sendo totalmente ecológica, ou seja, sem a adição de agrotóxicos. Conforme ele, se um bom número de agricultores destinassem um pequeno pedaço de terra para o cultivo da melancia, o Centro Serra poder ser abastecido com a produção local. “Tu não vai ficar rico com a produção, mas se cada um plantasse um pouco e vendesse pro vizinho ou pro amigo, impediria que o dinheiro saísse daqui”, destaca.
Publicidade
Como escolher a melhor melancia?
Publicidade
Além dela estar em seu ciclo completo, algumas dicas podem ajudar a encontrar a mais doce.
– Busque um formato uniforme. Procure uma melancia firme e simétrica, livre de arranhões, cortes ou marcas. Se melancia possuir caroços ou bolhas, isso pode indicar que ela recebeu quantidades irregulares de luz solar ou água durante o cultivo.
Publicidade
– Erga-a. A melancia deve ser pesada para o tamanho dela, pois isso indica que ela está cheia de líquido – e, portanto, gostosa e madura. Tente comparar o peso de sua melancia com outra de tamanho igual – a mais pesada será a mais madura. Esse conselho vale para a maioria das frutas e vegetais.
Publicidade
– Procure por manchas. A parte inferior da melancia deve possuir uma mancha amarelada, conhecida como mancha de campo. É esse lugar que permaneceu em contato com o solo e que amadureceu no sol – portanto, quanto mais escuro, melhor. Se a mancha for branca ou inexistente, isso provavelmente significa que a melancia foi colhida cedo demais, e não amadurecerá.
– Analise a cor. Uma melancia perfeitamente madura deve ter uma coloração verde-escura, e deve possuir uma aparência fosca, e não brilhante. Melancias brilhantes normalmente não estão maduras.
Publicidade
This website uses cookies.