Por determinação do prefeito Telmo Kirst, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (SMMASS) deu início nesta quinta-feira, 25, a um mutirão de limpeza em áreas pertencentes ao poder público municipal. A medida tem por objetivo eliminar de vez possíveis criadouros do mosquito Aedes egypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.
A ação, capitaneada pela Central de Serviços, iniciou pelos bairros Bom Jesus e Vila Schulz, onde foram encontradas vários focos do mosquito. Funcionários de uma empresa terceirizada estão reforçando as equipes e nesta manhã efetuaram a roçada de um terreno situado aos fundos do Centro de Convivência Bom Jesus, na Rua Padre Luiz Mueller. No cronograma de trabalho da força-tarefa estão mais de cem áreas informadas pela Unidade Central de Fiscalização Externa (Ucefex) para receber atenção especial nos próximos dias.
De acordo com o coordenador da Central de Serviços, Martim Duehring, a expectativa é que todo o serviço seja efetuado dentro de 60 dias, prazo estabelecido pelo prefeito para conclusão das limpezas. “Tem bastante trabalho a ser feito e queremos fazer o mais rápido possível até para aproveitar as boas condições do tempo. Com a chegada do período de chuvas fica mais difícil executar a limpeza desses locais”, disse.
Publicidade
Duehring explicou que as ações incluem roçada e limpeza, conforme a necessidade de cada local. “Onde houver acúmulo de lixo faremos a remoção do material e onde houver necessidade de roçada, executaremos este serviço”, informou. Ele pede à comunidade que colabore não descartando entulhos em locais impróprios. “A cidade é de todo mundo, todos tem que cooperar. Não é só por causa da ameaça de dengue, mas existem outras doenças também, como por exemplo, a leptospirose. É uma questão de saúde pública e também de bem-estar e qualidade de vida para a população”, ressaltou.
Todo o cuidado para terminar com a infestação do mosquito em Santa Cruz do Sul agora é pouco. Por isso o coordenador pede que quem tiver necessidade de se desfazer de móveis sem utilidade, não o faça em áreas verdes, podendo causar sérios danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas. Para isso basta ligar para o telefone (51) 3711 9439 da Central de Serviços da SMMASS e aguardar pela remoção.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Raul Fritsch, ao efetuar a limpeza nas áreas de propriedade da Administração Municipal, a prefeitura dá o exemplo para que cada um também faça a sua parte com relação ao seu próprio patrimônio. “Se cada um cuidar do seu espaço, se cada morador estiver atento ao seu pátio, não deixando água parada e eliminando possíveis criadouros, Santa Cruz do Sul muito em breve estará livre desta infestação”, avaliou.
Publicidade
This website uses cookies.