Categories: Saúde

Medidas de higiene devem ser reforçadas no dia a dia

Se no calendário o Dia Mundial de Lavar as Mãos, celebrado anualmente em 15 de outubro, serve de alerta e busca promover a conscientização quanto à higiene, nos últimos tempos essas recomendações se tornaram ainda mais presentes. Diante da pandemia do novo coronavírus, o uso de álcool em gel, luvas, máscaras e higienização dos ambientes são tratados como fundamentais para a vida.

Embora sejam regras muito presentes no cotidiano de profissionais da saúde, em clínicas e hospitais, por exemplo, as medidas de higienização se tornaram mais rigorosas em empresas ou até mesmo dentro de casa. E o motivo para isso é simples: só assim será possível conter o avanço e circulação do vírus. 

Se havia dúvidas quanto à eficácia desses cuidados, recentes estudos confirmaram que esse é o caminho. É isso que diz um recente artigo do Conselho Global de Higiene (CGH) publicado na American Journal of Infection Control (Revista Americana sobre o Controle de Infecções): a melhoria de práticas diárias de higiene, como lavar as mãos, ajuda significativamente na redução dos riscos de infecções comuns.

Publicidade

A evidência demonstra que essa redução pode atingir até 50%. Com as iniciativas de melhoria da higiene implementadas para a minimização da propagação da Covid-19, os especialistas de saúde pública do CGH orientam atenção ainda maior aos melhores comportamentos de higiene adotados em residências e comunidades para auxiliar a reduzir a propagação de infecções.

LEIA TAMBÉM: Máscaras de tecido são eficazes? Infectologista tira dúvidas

 

Publicidade

ATENÇÃO

LAVE AS MÃOS – A lavagem das mãos e a desinfecção regular de superfícies são medidas-chave para a redução dos níveis dos micro-organismos nas mãos e nas superfícies frequentemente tocadas. A adoção de uma abordagem higiênica em casa e no dia a dia oferece uma maneira de maximizar a proteção contra as infecções.

PARA A VIDA TODA – Como o coronavírus se espalha facilmente entre as pessoas, a infectologista Sylvia Lemos, consultora em Biossegurança e Controle de Infecções e também integrante da Sociedade Brasileira de Infectologia, afirma que os cuidados individuais com higienização das mãos e o uso de máscaras são fundamentais para conter a pandemia. “Os hábitos que estamos adotando agora serão levados para toda a vida. É fundamental lavar as mãos, com água e sabão, fazer a higienização quando voltar da rua com álcool em gel. O ideal é ficar em casa. Se não for possível, é muito importante usar máscaras, manter a distância de um metro, no mínimo, e evitar aglomerações”, explica a infectologista.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Autor: Dejair Machado / Caderno Boa Semana

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.