Semana passada, lembramos um pouco da história do antigo hospital de Vale do Sol, quando a localidade se chamava Trombudo e era distrito de Santa Cruz do Sul. Hoje, destacamos os primeiros médicos que lá atuaram.
A vila tornou-se importante para a saúde em 1936, quando lá chegou o primeiro médico, dr. José Zeilmann. Como os moradores do “lado de lá” do Rio Pardinho tinham dificuldades para consultar em Santa Cruz, especialmente em épocas de enchentes, davam preferência a Trombudo.
Zeilmann ficou pouco tempo e foi substituído pelo jovem médico René Maura. Competente, era procurado por doentes de várias regiões. Sem hospital, os doentes ficavam hospedados no hotel de Augusto Emmel.
Publicidade
Emmel fez o hospital
Reprodução
Maura e o farmacêutico Arno Ullmann convenceram Emmel a construir um hospital, o que ocorreu em 1937. Com médico, hospital e farmácia, Trombudo virou referência em saúde.
Após duas décadas, Maura saiu. Assumiu então o médico santa-cruzense Luiz Jacobus, que fez história na localidade. Era competente e dedicado, chegando a dormir no quarto de pacientes em estado grave.
Publicidade
Ele foi vereador em Santa Cruz e atuou por vinte anos em Trombudo. Era chamado “pai dos pobres”, atendia a qualquer hora e não cobrava de quem tinha dificuldades.
Jacobus na formatura
Reprodução
Jacobus liderou a ampliação da casa de saúde. Ajudou a equipar a sala cirúrgica, inclusive doando instrumentos. Filiado ao antigo PTB, sofreu perseguição durante a ditadura militar.
Publicidade
Luiz foi casado com a ex-vereadora Glória Buglione Jacobus. Faleceu em 1971 e ainda é muito lembrado em Vale do Sol.