Categories: Saúde

Médicos alertam para riscos do bronzeamento artificial

Proibido desde 2009 no Brasil, o bronzeamento artificial volta a causar preocupação sempre que o inverno chega. A técnica é prejudicial para a saúde, mas ainda ilude pacientes que buscam o bronzeado principalmente nos meses de frio. A presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Clarissa Prati, destaca que a prática é proibida no Brasil por ser perigosa.

“Entre os problemas causados pelo procedimento, o principal é o câncer de pele. Além disto, são riscos decorrentes das camas de bronzeamento as queimaduras, o envelhecimento precoce e os problemas na visão. Este método de bronzeamento artificial foi proibido em muitos lugares do mundo, inclusive no Brasil, e deve ser evitado”, alerta.

O bronzeamento artificial é feito em uma câmara que emite luzes, deixando a pele mais escura. No entanto, esta prática traz riscos para saúde tendo os mesmos efeitos nocivos da exposição solar em horários inapropriados, porque também contém raios UVA e UVB.

Publicidade

A médica ressalta que existem métodos saudáveis para deixar a pele mais dourada. Para entender quais são as formas corretas e saudáveis, é essencial consultar um dermatologista. O profissional avaliará a história e a sensibilidade da pele do paciente e, dependendo disso, poderá indicar auto bronzeadores que estimulam a produção de melanina sem prejudicar a saúde.

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.