A enchente que assolou a região também marcou a vida do médico santa-cruzense Sérgio Ricardo Araújo de Moraes. No último domingo, 12, ele realizava uma viagem de Santa Cruz do Sul para Cachoeira do Sul, via RSC-153, quando o carro que conduzia foi levado pela água do Arroio Lagoão, na altura da ponte torta que liga Linha Paleta a Sítio Alto, em Arroio do Tigre.
Em entrevista ao programa Giro Regional da Rádio Gazeta FM 98,1, de Sobradinho, ele contou nessa quinta-feira, 16, que, no momento em que passava pela ponte, a água subiu e derrubou o carro. “Ali iniciou um filme de terror, porque começou a entrar água no carro. Eu abri o teto solar e saltei para fora, essa foi a minha sorte”, relembra.
LEIA TAMBÉM: Morador de Rio Pardinho teve casa levada e foi arrastado por mais de 100 metros pela correnteza
Publicidade
O médico, que atua em Santa Cruz e Cachoeira do Sul, foi arrastado pela correnteza por cerca de um quilômetro até conseguir agarrar galhos de uma árvore. “Como era noite, não tinha sinal de telefone ou internet, ali eu fiquei. A única opção era passar a noite e no outro dia, com a claridade, estudar como sair dessa situação.”
Moraes ficou pendurado na árvore das 21 horas de domingo até as 7 horas de segunda-feira. “Com a claridade eu consegui entender a situação, o local onde estava e começar a procurar um espaço para pular até a margem do rio”, detalha.
LEIA TAMBÉM: Rio Pardinho: correnteza arrastou casas e condomínio ficou em ruínas
Publicidade
Conforme o médico, ele foi seguindo pela margem do rio em busca de um ponto onde pudesse sair da água. Em um determinado momento, porém, a única alternativa era escalar um paredão de pedra. A decisão, foi óbvia. “Optei por escalar e graças a Deus estou aqui.”
Depois de subir o paredão, Moraes caminhou por cerca de dez metros até encontrar uma estrada. Ali, foi socorrido por um homem de moto que o levou até uma residência nas proximidades. Na casa da família de Narciso Stertz, no interior de Arroio do Tigre, foi acolhido, se alimentou, tomou banho e conseguiu contato com os seus familiares. “Foi aí que chorei. Nasci de novo”, afirmou, emocionado. Enquanto isso, profissionais já estavam à procura do médico. Um amigo, na companhia de seu pai, buscou-o ainda na segunda-feira.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙