Ocorreu na manhã desta segunda-feira, 16, o ato de chegada do fogo simbólico da Pátria em Santa Cruz do Sul. O evento, na sede do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), foi prestigiado por diversas autoridades, civis e militares. A prefeita Helena Hermany foi quem acendeu a pira.
Este ano a Semana da Pátria tem como tema nacional o Hino Brasileiro e como tema regional a Força Expedicionária Brasileira e a Participação dos Gaúchos na 2ª Guerra Mundial. Já o tema municipal escolhido para esta edição é “Profissionais da Saúde e da Educação: Heróis Brasileiros, Exemplos de Luta e Superação”.
“Este tema já vinha sendo trabalhado desde a edição passada, em que não pudemos ter nenhum tipo de comemoração, devido ao agravamento da pandemia, e ele se intensificou e ganhou ainda mais força neste ano. Então, além de mantermos o tema, em conversa com a comissão organizadora, nos pareceu uma justa homenagem a estes dois profissionais, tanto da saúde, quanto da educação”, explicou o secretário municipal de Cultura, Marcelo Corá.
Publicidade
LEIA MAIS: Fogo simbólico chega a Santa Cruz na próxima segunda-feira
Para personificar estas classes em um homenageado, foi o escolhido o médico infectologista e professor universitário doutor Marcelo Carneiro. Segundo Corá, o nome foi consenso na comissão. “Se reuniu em uma pessoa, simbolicamente, esta homenagem para a saúde e para a educação. Essa homenagem perpassa todos os profissionais, não só professor, não só médico, mas todos os profissionais destas áreas”.
Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, Carneiro se disse surpreso e grato pelo reconhecimento. “Uma homenagem em um momento muito interessante e que também ajuda a gente a salientar que as condutas e as medidas ainda estão vigentes, a gente precisa continuar se cuidando, a gente precisa se vacinar e as pessoas têm que entender que estamos em uma situação de vida totalmente diferente e que só depende de nós mudar e depende de nós passarmos por isso de um jeito diferente, se reinventar”, afirmou o médico e professor.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: “Pessoas vacinadas internam quase zero”, diz infectologista
A pira, acesa nesta segunda-feira, 16, fica sob a guarda do Exército até o dia 1º de setembro, quando começam as atividades da Semana da Pátria, com o acendimento do fogo simbólico na Praça da Bandeira. A programação completa será confirmada nos próximos dias.
O secretário Corá antecipa que, diante da impossibilidade de realização de um desfile cívico, praças da cidade serão decoradas, para marcar o período. “Nós, em parceria com os organizadores e o 7º BIB, vamos fazer uma Semana da Pátria visualmente atraente, digamos assim. O Exército vai estar em três pontos da cidade: inicialmente, a praça da bandeira, a praça da catedral e a praça do centro da cultura, com a bandeira e todos os equipamentos alusivos à Pátria, para que a gente possa criar um circuito, já que não teremos desfile, mas que as pessoas que circulem na cidade possam ter esse espírito cívico que a semana da pátria nos proporciona”.
Publicidade
Com informações da repórter Aline Silva
LEIA TAMBÉM: Semana da Pátria em Santa Cruz homenageia profissionais da saúde e professores
Publicidade
This website uses cookies.