Uma queda de bicicleta durante um passeio na pista do Lago Dourado, em Santa Cruz do Sul, terminou com um rápido atendimento e recuperação da vítima. O caso, que aconteceu por volta de 18h30 desse domingo, 21, teve desfecho positivo depois de um início preocupante. Isso porque uma jovem de 17 anos, que acabou caindo de bicicleta, estava sem capacete e bateu a cabeça no asfalto. A adolescente chegou a perder a consciência de forma momentânea e apresentou náuseas e vômitos, o que pode ser sinais de gravidade em casos de traumatismo craniano.
Realizando atividade física no Lago Dourado, o médico Carlos Dornelles acabou flagrando a situação e rapidamente se aproximou para auxiliar junto com um veículo da Guarda Municipal. “Seguia na mesma direção juntamente com um amigo e vi a menina caída. Fiz o primeiro atendimento e logo um bombeiro, que estava de folga, também chegou para ajudar”, disse o médico de 44 anos, que atua no setor de emergência do Hospital Santa Cruz (HSC).
LEIA TAMBÉM: Assassino chamou vítima pelo apelido antes de atirar
Publicidade
“Ela sofreu traumatismo craniano e alguns ferimentos. Foi realizada uma imobilização cervical e logo fiz o contato com os Bombeiros, que vieram rapidamente, e com a sala vermelha do HSC, avisando ao colega de plantão o tipo de vítima que deveria receber. Ela fez uma tomografia de crânio que não evidenciou lesões e ficou em observação por cerca de seis horas. Posteriormente foi liberada clinicamente bem”, complementou Dornelles.
“Em muitas vezes na minha vida acabei me deparando em situações de auxílio em acidentes, e hoje foi uma em que as pessoas estavam no lugar certo e na hora certa. Além do bombeiro e da Guarda Municipal, havia diversas pessoas que chegaram para ajudar, um verdadeiro exemplo de solidariedade”, finalizou o médico, salientando a importância do uso do capacete e outros itens de segurança na prática do ciclismo, o que ajuda a evitar a ocorrência de lesões graves ou de fraturas.
LEIA MAIS: VÍDEO: assista ao primeiro episódio do Papo de Polícia
Publicidade
Dornelles, que atualmente trabalha no HSC, foi um dos médicos responsáveis pelo atendimento na cena e pelo gerenciamento de crise no caso da Boate Kiss, em 2013. Ele também atuou pelo Exército Brasileiro em missão de Paz no Haiti, em 2010. Carlos contou as histórias de sua carreira no primeiro episódio do podcast Papo de Polícia, produzido pela Gazeta Grupo de Comunicações, que foi ao ar no dia 11 de novembro do ano passado, no YouTube do Portal Gaz. Confira abaixo o episódio completo:
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade