A audiência do deputado Adolfo Brito no Ministério da Saúde nesta quinta-feira, 22, foi importante e esclarecedora. As informações do Ministério são de que a distribuição do medicamento aos estados e hospitais credenciados deverão ocorrer na primeira quinzena de novembro, após a autorização para importação do remédio. Na primeira etapa, cerca de duzentos pacientes deverão ser atendidos, alguns do Rio Grande do Sul, como é o caso do garoto Heitor de Vargas, de Ibarama.
O deputado Adolfo Brito e Renato Bonadinam, assessor Parlamentar do senador Heinze, receberam informações detalhadas dos procedimentos até a liberação do medicamento Spinraza. Eles receberam a confirmação de que já está sendo elaborado a proposta para conhecimento público, com data até 9 de setembro para colher sugestões pelo site do ministério. Posteriormente, uma comissão formada por ministérios e representantes da Sociedade civil deverão fazer análise das sugestões para definir a respeito da consulta pública.
Após esta definição haverá uma negociação com o laboratório, com observância dos prazos de licitação internacional, o que deverá ocorrer em outubro. Isto concluído, já haverá autorização para importação e a seguir, possivelmente na primeira quinzena de novembro, a distribuição do medicamento aos estados e aos hospitais credenciados que serão responsáveis pela aplicação aos paciente com AME.
Publicidade
Além desse assunto, Brito acompanhou andamento de projetos de vários municípios do Estado, além de encaminhamentos de pleito de entidade de Canoas em recadastramento para receber recursos para deficientes na Região Metropolitana.
Publicidade