A dermatologista Jaquelini Barboza ganhou uma bolsa de estudos da organização global sem fins lucrativos International Psoriasis Council (IPC) e terá um ano de imersão na pesquisa sobre psoríase, sob acompanhamento dos especialistas Christopher Griffiths e Darren Ashcroft, da University of Manchester, na Inglaterra. A médica santa-cruzense foi indicada pelo conselheiro André Vicente Esteves de Carvalho, do Hospital Moinhos de Vento, por carta de recomendação e currículo.
Para ela, ser escolhida para uma das quatro vagas anuais foi motivo de extrema felicidade. A iniciativa consiste em um treinamento mundial para o tratamento de psoríase, coordenado pelos principais pesquisadores da área. O objetivo é educar jovens dermatologistas para o desenvolvimento de inovações na área, principalmente em relação às doenças sistêmicas associadas.
“Há uma concorrência mundial por uma das quatro bolsas, com médicos formados em Yale, Oxford e Harvard, por exemplo. Por ser uma médica brasileira, do interior do Rio Grande do Sul, vibrei por ter sido escolhida. É uma forma de provar que, muitas vezes, não é necessário estar em grandes centros para ter um reconhecimento”, salienta Jaquelini.
Publicidade
Em 2020, a dermatologista terá que executar trabalhos direcionados pelos pesquisadores ingleses a distância. Com base no conteúdo elaborado, Jaquelini passará um mês em Manchester para atuar ao lado de ambos e, em outubro, apresentará um estudo na Áustria, em nome do IPC. Para dezembro, o resumo da jornada será exposto no congresso do IPC, em Londres.
“Para a minha carreira, será um divisor de águas. Vou conseguir trazer novos testes para o Brasil. O DNA do brasileiro é diferente e determinado medicamento pode fazer efeito fora e aqui não. Será importante se conseguirmos fazer pesquisas totalmente nacionais”, destaca. “Para chegar a esse patamar, será fundamental evoluir e manter o contato com os centros mundiais de referência. O Brasil ainda precisa de maior investimento na pesquisa médica. Temos bons profissionais, mas com recursos escassos.”
LEIA MAIS: Estudante de Santa Cruz é selecionada para participar de treinamento na Alemanha
Publicidade
This website uses cookies.