Esportes

Medalhas dos Jogos Olímpicos de Paris são reveladas

As medalhas da Olimpíada de Paris foram reveladas nesta quinta-feira, 8, durante uma apresentação na sede do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos na capital da França. Os objetos mais desejados dos atletas olímpicos têm 85mm de diâmetro e 9,2mm de espessura. As medalhas de ouro pesam 529g, enquanto as de prata e as de bronze possuem o peso de 525g e 455g, respectivamente.

LEIA MAIS: COI aprova cinco novos esportes para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028

Em todas as 5.084 medalhas que foram produzidas para esta edição dos Jogos Olímpicos, um pedaço de ferro original da Torre Eiffel foi inserido no meio das condecorações. Essa ideia surgiu para tornar as medalhas de Paris 2024 únicas e históricas, de acordo com o Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador da competição. “Foi muito trabalhoso juntar esses metais preciosos, como o ouro, prata e bronze, com o metal mais precioso da Torre Eiffel, a joia da coroa francesa”, comentou.

Publicidade

LEIA MAIS: FOTOS: abertura dos Jogos Olímpicos passa mensagem de defesa da igualdade

Dessa forma, cada medalha terá “duas cores”, a do metal precioso e a do ferro do monumento francês, que foram removidos durante a reforma da torre durante o século XX. O formato hexagonal também é proposital pois remete a forma geométrica do país, que é muitas vezes chamado como L’hexagone (O hexágono em francês).

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.