Categories: EducaçãoGeral

MEC formará professores para acolhimento de imigrantes e refugiados

A Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC) lançará nesta quinta-feira, 9, a Formação de Professores para Acolhimento de Imigrantes e Refugiados, com o objetivo de proporcionar ao docente a oportunidade de conhecer e aprofundar os conhecimentos em relação à inserção das pessoas refugiadas e imigrantes ao ambiente escolar estrangeiro e multicultural no Brasil. 

LEIA TAMBÉM: A vida da família afegã refugiada em Santa Cruz

A Diretoria de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação (DIFOR) disponibilizará a capacitação a partir do lançamento na plataforma de ambiente virtual de aprendizagem no site avamec.mec.gov.br. Os conteúdos contemplam etapas teóricas e práticas com carga horária de 80 horas, divididas em dois módulos de 40 horas cada. Por meio dessa formação pretende-se subsidiar os professores na elaboração de materiais didáticos, pedagógicos e literários, entre outros materiais de apoio à prática educativa, e que atendam às necessidades de promover a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes.

Publicidade

De acordo com o diretor Renato Brito, barreiras sociais e econômicas, de idioma, culturais e até burocráticas contribuem para a dificuldade de acesso das crianças e adolescentes refugiados ao sistema escolar brasileiro.

“É nesse contexto que se insere a Formação em Acolhimento de Imigrantes e Refugiados que está sendo ofertada pelo MEC, por meio da Secretaria de Educação Básica, com práticas pedagógicas capazes de auxiliar os docentes no processo educacional de imigrantes e refugiados na sociedade brasileira”, ressalta o professor.

LEIA TAMBÉM: Brasil descumpre mais de 80% das recomendações da ONU para direitos humanos

Publicidade

A formação está em consonância com a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC – Formação Continuada), e promoverá aos docentes o contato com aspectos históricos, culturais e educacionais que permeiam as questões e os temas que envolvem os refugiados e imigrantes no Brasil. A formação está alinhada também com o contexto da “Operação Acolhida”, criada pelo Governo Federal em 2018 – que visa garantir o atendimento humanitário aos refugiados e migrantes venezuelanos em Roraima – principal porta de entrada da Venezuela no país.

LEIA TAMBÉM: Metade dos venezuelanos refugiados que entram no Brasil decide ficar

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.