O MDB gaúcho decidiu suspender as prévias, que seriam realizadas no dia 19 de fevereiro, para definir o futuro candidato a governador da legenda. A decisão saiu na noite dessa quarta-feira, 2, véspera da data em que seriam formalizadas as candidaturas do deputado estadual Gabriel Souza e do deputado federal Alceu Moreira.
Em nota, o diretório estadual alegou ter sugerido a Moreira e Souza que não realizassem a inscrição após consulta aos principais líderes do partido, como os ex-governadores Pedro Simon, Germano Rigotto e José Ivo Sartori, o ex-senador José Fogaça e o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, além dos deputados estaduais e federais. “As justificativas para a proposta de suspensão são as incertezas quanto aos cenários nacional e estadual e em nome da unidade partidária”, diz a nota. O texto ainda alega que o processo de escolha do nome para concorrer ao Piratini se dará “através do diálogo”.
Ainda na noite de quarta, tanto Souza quanto Moreira confirmaram que acatariam a proposta. “Com humildade, acolho o pedido e reafirmo que meu nome permanece à disposição do partido para disputar o governo do Estado”, escreveu Souza, que nesta semana havia recebido uma manifestação de apoio da maioria dos deputados estaduais da legenda. Moreira, que tinha o apoio de Melo e outros, foi na mesma linha. “Sigo à disposição do partido para concorrer ao governo do Rio Grande do Sul”, disse. Na prática, o recuo se deu tanto para evitar um racha na legenda quanto em função de resistências internas aos dois nomes.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: MDB negocia com o PSDB composição para disputar o governo estadual
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade
This website uses cookies.