Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Problema

McDonald’s é proibido de empregar adolescentes como chapeiros

O McDonald’s no Brasil foi proibido pela Justiça do Trabalho de escalar adolescentes com menos de 18 anos para operar fritadeiras ou para fazer a limpeza de banheiros e da lanchonete, devido à insalubridade e aos riscos envolvidos. A decisão, definida nesta segunda-feira, 20, foi emitida pela Vara do Trabalho em Curitiba, mas vale para todo o País.

A rede de lanchonetes tem 15 dias para se adequar. “Inúmeras violações foram constatadas e reconhecidas judicialmente, dentre elas a exposição de menores a riscos decorrentes de contato com agentes biológicos e a queimaduras”, escreveu o juiz Paulo José Oliveira de Nadai, na sentença.

O magistrado determinou que os adolescentes deixem de operar ou limpar chapas para hambúrgueres e fritadeiras, por causa do risco de queimaduras, de limpar áreas comuns da lanchonete, e de retirar o lixo e limpar os banheiros, devido às suas características insalubres.

Publicidade

A multa diária em caso de descumprimento é de R$ 500 por estabelecimento. Uma indenização por danos morais, de R$ 400 mil, também foi fixada. O Ministério Público, autor da ação, irá recorrer da sentença, pois discorda do valor da indenização e fará novos pedidos de reconsideração. Procurado pela reportagem, o McDonald’s não havia dado resposta até o início da noite desta terça-feira, 21.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.