Esportes

Max Verstappen garante o tetracampeonato na Fórmula 1

Max Verstappen é tetracampeão mundial de Fórmula 1. A conquista, que é também a sua quarta consecutiva, foi na madrugada deste domingo, 24, durante o Grande Prêmio de Las Vegas, em que largou e chegou em quinto lugar. Seu principal concorrente, Lando Norris, da McLaren, terminou a prova em sexto.

A vitória do GP foi do britânico George Russell, sua segunda do ano e a terceira na carreira. Completando o pódio, Lewis Hamilton chegou em segundo, garantindo a dobradinha da Mercedes, e Carlos Sainz, em terceiro.

Com o resultado, Verstappen chegou aos 403 pontos ante 340 de Norris. Restando duas etapas e 60 pontos em disputa, o holandês se tornou inalcançável e pôde comemorar seu quarto título com a Red Bull. O circo da Fórmula 1 agora segue rumo ao Oriente Médio No próximo fim de semana, acontece o GP do Catar, em Lusail. Na semana seguinte, a temporada se encerra nos Emirados Árabes Unidos, com o GP de Abu Dhabi.

Publicidade

LEIA MAIS: Fórmula 1 divulga calendário para 2025 com 24 corridas

O GP de Las Vegas teve início com uma boa largada de Russell e com a ultrapassagem de Charles Leclerc, inicialmente em quarto lugar, sobre Pierre Gasly.

Enquanto isso, Yuki Tsunoda e Oscar Piastri travavam uma disputa pela sétima posição. Kevin Magnussen e Liam Lawson protagonizaram briga similar pelo 12º lugar, ficando lado a lado ao final da primeira volta.

Publicidade

Franco Colapinto, que teve o carro destruído após atingir o muro durante a qualificação no sábado, largou dos boxes. A maioria dos pilotos deu preferência aos pneus médios no início da corrida. Pérez, Bottas e Colapinto saíram com pneus duros, e Alonso foi o único a largar com pneus macios.

LEIA MAIS: Quem é Gabriel Bortoleto, novo brasileiro no grid da Fórmula 1

O começo da corrida também coincidiu com o fim da boa sorte de Pierre Gasly. Ainda na 16ª volta, o francês, que largou em segundo e conseguiu pódio no GP de São Paulo, reclamou de falta de potência. Com fumaça saindo de seu carro, retornou aos boxes e abandonou a corrida. Alexander Albon também deixou a prova por causa de problemas na unidade de energia.

Publicidade

As duas Mercedes lideraram durante toda a corrida: Lewis Hamilton largou em 10º, mas subiu oito posições. Faltando sete voltas para o fim, Verstappen estava em quarto lugar entre as duas Ferrari, mas Leclerc conseguiu tomar a posição do holandês na 47ª volta.

Lando Norris, que poderia desbancar o piloto campeão mundial, largou e chegou em sexto. Pelo mundial de construtores, no entanto, a Red Bull, de Verstappen e Sergio Pérez, está em terceiro lugar, com 555 pontos. Agora, McLaren e Ferrari estão separadas por apenas 24 pontos. A escuderia britânica soma 608 na liderança, enquanto os italianos têm 584 pontos.

LEIA MAIS: Grêmio conquista o Gauchão feminino diante do Internacional

Publicidade

Mais um título para Verstappen

Max Verstappen conquista o título em uma temporada de superação diante dos problemas enfrentados pela Red Bull. O holandês deu a impressão no início do ano de que conseguiria repetir – ou se aproximar – do feito de 2023, em que venceu 19 das 22 corridas. No entanto, o ano se desenhou de outra forma.

Depois de vencer na Espanha, em junho, sua sétima prova em 2024, Verstappen encarou um longo de jejum de vitórias. Enquanto os bons resultados não vinham, a experiência do tricampeão mundial pesou.

Nesse período de 10 Grandes Prêmios sem subir no lugar mais alto do pódio, o holandês teve como pior posição em uma prova o sexto lugar. Já seu principal concorrente, Lando Norris, venceu somente duas corridas (Holanda e Singapura).

Publicidade

Mas no último Grande Prêmio de São Paulo, Verstappen recuperou o ânimo com uma prova memorável. Largando do fim do pelotão, o holandês contou com uma estratégia perfeita para, sob chuva, ganhar a corrida no Autódromo de Interlagos. Em 2024, o tetracampeão ainda venceu os GPs do Bahrein, Arábia Saudita, Japão, China, Ímola e Canadá.

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ

Confira a classificação final do GP de Las Vegas de F1

1º – George Russell (ING/Mercedes), em 1h22min05s969
2º – Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 7s313
3º -Carlos Sainz (ESP/Ferrari), a 11s906
4º -Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 14s283
5º -Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 16s582
6º – Lando Norris (ING/McLaren), a 43s385
7º – Oscar Piastri (AUS/McLaren), a 51s365
8º – Nico Hulkenberg (ALE/Haas), a 59s808
9º – Yuki Tsunoda (JAP/RB Honda), a 62s808
10º – Sergio Perez (MEX/Red Bull), a 63s114
11º – Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a 69s195
12º – Kevin Magnussen (DIN/Haas), a 69s803
13º – Zhou Guanyu (CHN/Kick Sauber), a 74s085
14º – Franco Colapinto (ARG/Williams), a 75s172
15º – Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 84s102
16º – Liam Lawson (NZL/RB Honda), a 91s005
17º – Esteban Ocon (FRA/Alpine), a uma volta
18º – Valtteri Bottas, a uma volta
Não completaram: Pierre Gasly (FRA/Alpine) e Alexander Albon (TAI/Williams)

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.