A poesia teve lugar de destaque na 33ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul neste sábado, 3. Além da presença de vários outros autores, que também se dedicam aos versos, o evento foi palco para o lançamento do terceiro livro nesse gênero do jornalista, escritor e poeta Mauro Ulrich, 57 anos, natural de São Leopoldo e há três décadas radicado em Santa Cruz do Sul. Stupidman, título que conforma uma trilogia com duas obras anteriores, chega sob o selo da editora Vírtua, de Caxias do Sul, e teve sessão de autógrafos na Praça Getúlio Vargas.
LEIA MAIS: Encontro de escritores é destaque no sábado de Feira do Livro
Ulrich, que ao longo de quase três décadas atuou junto à Gazeta do Sul, lançou seu primeiro livro solo de poesia em 2011, Cellophane flowers, pela Editora Gazeta. Pela mesma casa editorial lançou o segundo, Sleeping bag, em 2015, quando foi o escritor homenageado da Feira do Livro de Santa Cruz. Mas a sua produção até mesmo antecede essa publicação em livro, e também perpassa outros gêneros, a exemplo da crônica.
Publicidade
Neste caso, integrou, ao lado de dezenas de outros autores, da região e de fora dela, os três volumes da antologia Nem te conto (Editora Gazeta), cujos textos eram ambientados em Santa Cruz do Sul. E ainda foi um dos autores do volume Trinta e seis: fotos com poesia, igualmente pela Editora Gazeta.
Em Stupidman, que fecha a sua trilogia poética, dá sequência a um inspirado conjunto de versos marcados pela lírica, pelo sentimento, pelo olhar acurado sobre a existência e a cultura, mas sem jamais abrir mão do humor ou da ironia que costumam ser marcas em sua poesia. Os poemas de Ulrich tendem a ser inspirados em situações de memória, em vivências pessoais ou familiares, em suas inúmeras leituras, tudo sempre traduzido em imagens poéticas certeiras, lúcidas, de intenso vigor, e que perduram no imaginário do leitor, de todas as idades.
Acadêmico
No ambiente da Feira do Livro, a nova obra de Ulrich pode ser adquirida junto à banca da editora Zum, de Gil Kipper, que também disporá de todos os demais livros dos autores do catálogo da Vírtua. O exemplo de Stupidman, com 208 páginas, e que inclui, além dos poemas de Mauro, ilustrações de Adão Iturrusgarai, está à venda por R$ 50,00. Iturrusgarai, aliás, assina também a arte original da capa do livro.
Publicidade
Casado com a antropóloga Josiane Abrunhosa da Silva Ulrich, com quem tem um filho, Luan, que é psicólogo em formação, Mauro é vinculado a entidades literárias. É, por exemplo, membro-fundador da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul (Alesc), além de ser membro honorário da Academia Cachoeirense de Letras (ACL). E, por sua contribuição ao universo das artes e da cultura, em 2021 foi agraciado com o Prêmio Trajetórias Culturais.
Filho de Alfredo (in memoriam) e Marísia, irmão de Marcelo e Murilo, Mauro nasceu em 1o de abril de 1965 e igualmente atuou no jornalismo em Cachoeira do Sul, junto ao Jornal do Povo, antes de chegar à Gazeta do Sul, em 1991. Nesta, respondeu pela editoria de Cultura e Variedades. Em virtude do doutoramento de sua esposa, Josiane, Ulrich viveu por temporadas em diferentes cidades do País e do exterior, como Salvador, na Bahia (onde nasceu o filho Luan); Amsterdam, na Holanda; e Bogotá, na Colômbia, vivências que também transparecem em seus poemas.
três poemas…
Alma
Alma…
Pensar que tenho uma
de certa forma me acalma,
apesar do pouco
que nela acredito.
Mas vai ser bonito
quando,
na minha morte,
ela me abandonar
o corpo e,
pairando no ar
como um relâmpago,
me desejar,
com um grito:
– Boa sorte, stupidman!
Boa sorte no infinito!
Publicidade
FGTS
E ele, enfim,
encontrou uma passiva
com uma certa grana
na conta inativa.
Foi amor
a perder de vista!
Pouco lixo
Ah, como é gostoso
o silêncio agora…
Espio para dentro
de mim mesmo
e não encontro nada
que eu possa jogar fora.
LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!