O Colégio Mauá inicia o ano letivo na próxima quinta-feira, 23, para 2.180 alunos (maior número da história). sendo 405 da Educação Infantil, 1.420 do Ensino Fundamental e 355 do Ensino Médio. A instituição, que é considerada a maior escola privada de Santa Cruz do Sul e uma das mais importantes do interior do Rio Grande do Sul, comemora 153 anos de história em 2023. Atualmente, a escola conta com 310 colaboradores, sendo 165 professores e 145 funcionários.
LEIA TAMBÉM: Educação em três tempos: passado, presente e futuro
Conforme o diretor-geral do Mauá, Nestor Raschen, o colégio, que é parte integrante da Rede Sinodal de Educação, inicia mais um ano dedicado à formação integral dos estudantes. “Durante as férias, fizemos uma série de melhorias no ambiente da escola com o objetivo de tornar o espaço cada vez melhor. Assim, proporcionando um ambiente favorável para o aprendizado e ao convívio de nossos alunos e professores”, destaca.
Publicidade
Raschen acrescenta que o Colégio Mauá investiu em infraestrutura para trazer ainda mais qualidade no dia a dia dos alunos. Entre as novidades estão dois novos espaços para o turno inverso, cobertura na quadra de esportes, pintura nova em todos os setores e no teatro, reforma da sala de ginástica, calçada nova no entorno do prédio principal, novos parques infantis na unidade 1 e 2, nova estrutura para o salto em altura e distância, com colocação de emborrachado, e instalação de janelas nas salas de aula do prédio principal.
LEIA TAMBÉM: Volta às aulas: momento de retornar à rotina de aprendizado
O ano de 2023 registra o início da segunda fase da implantação do Novo Ensino Médio (NEM) no Colégio Mauá. Além do aumento da carga horária semanal, os alunos matriculados na segunda série do NEM cursarão nesta etapa a continuidade do Projeto de Vida, componente curricular que irá enfatizar as dimensões cidadã e profissional de cada estudante.
Publicidade
Outra novidade é a reorganização das quatro turmas do segundo ano do NEM em cinco grupos, denominados blocos temáticos. Cada bloco aproximará, através de componentes curriculares eletivos, duas das grandes áreas do conhecimento (Humanas, Linguagens, Matemática e Natureza). O referencial básico para a escolha de cada aluno será o curso universitário de seu interesse, e os componentes eletivos trabalharão essencialmente conceitos e práticas necessários para uma melhor transição ao ensino superior.
LEIA TAMBÉM: Censo Escolar aponta aumento do número de estudantes na rede estadual de ensino
O Colégio Mauá começou suas atividades em uma iniciativa da comunidade, em 27 de julho de 1870, quando um grupo de imigrantes alemães fundou, em Santa Cruz, a Sociedade Escolar (Schulgemaide) para auxiliar o pastor Hermann Jacob Bergfried na manutenção da sua escola particular, criada em 1868. Ao longo dos anos, o educandário expandiu suas atividades, fortalecendo-se e garantindo o aprendizado de milhares de alunos.
Publicidade
Hoje, a instituição oferece formação escolar qualificada por meio de uma estrutura completa com salas de aula modernas, brinquedoteca, área de recreação, laboratórios (informática, química, física e biologia). Além disso, a escola oferece atividades múltiplas e especiais para artes, música e culinária, duas bibliotecas, um anfiteatro no bosque e um teatro pedagógico e cultural. Também estão à disposição dos alunos quadras esportivas e dois ginásios de esportes.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz investe para zerar fila de espera na educação infantil
Além do programa bilíngue das aulas regulares, a instituição passa a oferecer, a partir de 2023, um curso de inglês aberto à comunidade, incluindo crianças acima de 6 anos, adolescentes e adultos. Os encontros, com duração de 90 minutos cada, vão ocorrer duas vezes por semana, com opção dos turnos da manhã, tarde e noite.
Publicidade
O programa, sob coordenação da professora Fernanda Zubaran, conta com um material específico e cuidadosamente selecionado para o aprendizado de crianças e adultos. Além disso, o Mauá Idiomas investiu em salas especialmente montadas para as aulas. As inscrições para o curso estão abertas e podem ser realizadas na secretaria do prédio principal da Unidade I do Colégio Mauá, na Rua Cristóvão Colombo, 366. Mais informações podem ser solicitadas pelos telefones (51) 3711 2144 ou (51) 3056 8300.
LEIA TAMBÉM: Mais de 900 profissionais acompanham Fórum de Educação em Venâncio Aires
Para iniciar o ano letivo, o Colégio Mauá promove o tradicional Seminário de Professores, como forma de mobilizar, motivar e qualificar ainda mais o corpo docente para a volta às salas de aula. Durante o evento deste ano, dias 16 e 17 de fevereiro, a professora do programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rosângela Gabriel, vai ministrar a palestra “Esculpindo o cérebro leitor: da Educação Infantil ao Ensino Médio”.
Publicidade
“Acreditamos que o estímulo à leitura, em todos os níveis, é fundamental para o desenvolvimento dos alunos. Por isso, focamos nesta palestra, que certamente terá seus frutos observados durante todo o ano”, completa o diretor.
LEIA TAMBÉM: Aulas da rede estadual começam no dia 23 de fevereiro; veja o calendário
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.