Regional

Mauá apresenta projeto do novo prédio e lança campanha de doações; saiba como participar

O Colégio Mauá apresentou oficialmente o projeto do novo prédio do Ensino Médio da instituição na tarde desta quarta-feira, 22. A nova estrutura, localizada na Rua Conselheiro Augusto Henning, será edificada no decorrer de 2024 e terá quatro mil metros quadrados de área construída, abrigando 24 salas de aula, três espaços para laboratório, salas administrativas e área de convivência.

O novo edifício visa atender melhor a demanda da comunidade, ofertando espaços diferenciados e com a tradicional qualidade oferecida pelo colégio. “É um projeto necessário em termos de estrutura. Estamos confiantes em realizá-lo no próximo ano, com o apoio de toda a comunidade escolar”, destaca o diretor Geral, Nestor Raschen.

LEIA TAMBÉM: Colégio Mauá fecha o ano com chave de ouro na ginástica rítmica

Publicidade

A obra, que será realizada entre janeiro e dezembro de 2024, será viabilizada com recursos próprios da escola, além de doações de ex-alunos, pais, amigos do colégio e empresas. “Estamos buscando o apoio da comunidade para uma campanha de doações em benefício desta obra, tendo em vista que é algo para a atual e futuras gerações”, frisa Raschen.

O projeto arquitetônico da nova estrutura é assinado pelo Escritório Estilo Arquitetura e a obra estará sob a responsabilidade do engenheiro Astor José Grüner. Uma campanha semelhante já foi realizada em 2016, para a construção do prédio do Ensino Fundamental. As contribuições, de qualquer valor, podem ser feitas via PIX CNPJ 95.431.284/0001-87, ou por depósito bancário através da conta 3496-7, agência 0180-5, no Banco do Brasil. Após o envio do valor é necessário encaminhar o comprovante para o número de WhatsApp (51) 3056-8321 ou pelo e-mail maua@maua.g12.br.

O nome marcado na história do Mauá

Com o histórico de cooperação desde a sua fundação, o educandário – legalmente constituído como entidade filantrópica (sem fins lucrativos), que possui mais de 500 alunos bolsistas – sempre contou com o apoio e incentivo da comunidade escolar, desde a sua fundação em 1870. Em 1932, recebeu uma área de 22 mil metros quadrados doada por Augusto Hennig.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Atleta do Colégio Mauá conquista maior pontuação da Copa de Ginástica de Trampolim

Já em 1949, a Sociedade Tiro ao Alvo doou mais 21 mil metros quadrados, que atualmente abrigam a estrutura da escola. Posteriormente, para a construção do Internato Masculino,- atual prédio principal – o Mauá recebeu doações da população, da Prefeitura e de instituições da Alemanha.

Para homenagear quem contribui com as campanhas, desde 1947, o colégio conta com o Livro de Ouro, onde registra o histórico das doações recebidas. O termo de abertura do livro, cunhado em 1947, destaca a valorização do passado, sem deixar de evidenciar importância do legado em construção: “Os filhos de Santa Cruz, em memória de seus antepassados e em benefício de seus descendentes, para maior cultura de sua terra e pelo engrandecimento da pátria”.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Colégio Mauá: a semente que gera grandes resultados

Na primeira ação de arrecadação, realizada entre 1947 e 1952, em prol da construção do auditório, houve 106 contribuições. Na segunda, executada de 2016 a 2019, em benefício do novo prédio que abriga os estudantes do Ensino Fundamental, 162 pessoas e ou empresas colaboraram. Nesta nova campanha, todos os contribuintes, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, também terão o nome registrado no Livro de Ouro. “É uma singela forma de agradecimento e também de registro histórico, deixando como referência para as próximas gerações as pessoas que ajudaram a escrever a história do colégio”, destaca Raschen.

Estrutura do Colégio Mauá

Fundado em 27 de julho de 1870, o Colégio Mauá é referência de ensino de qualidade para crianças e adolescentes há 153 anos. A instituição, que é integrante da Rede Sinodal de Educação, conta com 2.200 alunos, desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Apontada como a maior escola de educação privada de Santa Cruz do Sul e uma das mais proeminentes no Rio Grande do Sul, o Mauá conta com 346 colaboradores, sendo 172 docentes e 174 funcionários. Com uma próspera trajetória, o Colégio Mauá busca oferecer formação integral dos estudantes, proporcionando conhecimento nas mais diversas áreas com base no trinômio Educação, Cultura e Esporte.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.