ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Mato Leitão: município cresce e atrai investimentos

Registro na cidade de Mato Leitão

A pequena e jovem cidade de Mato Leitão é destaque nos dados divulgados pelo Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022. Enquanto todos os municípios da região dos vales do Rio Pardo e Taquari, com menor número de habitantes, tiveram queda populacional, Mato Leitão contraria essa tendência. O município passou de 3.865 moradores para 4.859, um crescimento de 25,72% em relação ao último levantamento, realizado em 2010. São 994 pessoas a mais na Cidade das Orquídeas, representando o maior incremento da região. Em meio a isso, investimentos públicos e privados fomentam o progresso e a qualidade de vida.

Origem

Para entender como a população cresceu ao longo dos anos, é importante voltar ao passado para compreender a história da formação de Mato Leitão e suas fontes de economia. Os primeiros imigrantes alemães começaram a se instalar na então Fazenda Boa Vista, em 1906, quando iniciou-se o processo de colonização.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Eduardo Leite cumpriu agenda em Mato Leitão na última semana

Publicidade

As terras pertenciam ao coronel João de Freitas Leitão, de Rio Pardo. Por isso, os moradores de regiões próximas denominaram o lugar de Leitãos Wald, em alemão, dando origem ao nome do município: Mato Leitão. Anos mais tarde, em 1957, o local foi incorporado como um distrito de Venâncio Aires. A emancipação de Mato Leitão ocorreu em 20 de março de 1992, com uma área territorial de 46,5 quilômetros quadrados.

O município se destaca pelo amplo potencial agrícola. Mato Leitão é pujante na produção de suínos, leite, ovos, alevinos, milho, aipim, erva-mate, tabaco, soja, hortifrutigranjeiros e indústrias. A ampla diversificação rural é um fator que impulsionou o surgimento de agroindústrias. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Fiscalização apreende 1,6 tonelada de alimentos impróprios para consumo em cinco mercados de Mato Leitão

Publicidade

Aspectos que diferenciam a Cidade das Orquídeas

Prefeito Carlos Bohn: política de incentivos ajuda a atrair empresas e a gerar mais empregos

Ao analisar o momento atual, o prefeito de Mato Leitão, Carlos Alberto Bohn, enfatiza o crescimento populacional e aponta aspectos que levaram a este patamar. “Temos uma ótima localização. Estamos próximos de Venâncio Aires e Lajeado; duas cidades referência aqui nos vales.”

A rede de educação, saúde e atrativos como vagas de emprego também fazem a diferença. “Temos uma política de incentivos para a instalação de empresas, ou aquelas que desejam expandir a produção,” explica o prefeito. Outro avanço foi a criação do Distrito Industrial localizado à margem da RSC-453. “Adquirimos o local em 2010, mas apenas em 2017 ele entrou em funcionamento. Hoje cinco empresas já estão instaladas no local”, comemora.

Publicidade

LEIA MAIS: Mato Leitão projeta implantação de complexo turístico na cidade

Publicidade

De acordo com Bohn, Mato Leitão está localizada em uma região estratégica, perto de Porto Alegre, Serra Gaúcha e Região Central. “Tudo isso contribui para que as pessoas venham trabalhar nas empresas daqui, e até, escolham a cidade para morar”, observa.

Outro aspecto que estimula o setor turístico é o fato de Mato Leitão ser conhecido como a Cidade das Orquídeas – título cultural sancionado pela lei estadual 13.405. Para isso, conta com eventos voltados a esse setor. 

Publicidade

Publicidade

De olho no futuro

À medida que o município se desenvolve, é preciso ficar atento cada vez mais ao futuro. Com foco na modernização da estrutura pública e tecnológica, Mato Leitão vai ganhar um Centro Administrativo inovador. Alinhado às tendências arquitetônicas, o espaço se tornará mais um atrativo para a população local e turistas.

Segundo o prefeito Carlos Alberto Bohn, junto ao futuro prédio da administração municipal, haverá o Parque Jardim das Orquídeas. Ficará na parte frontal da estrutura, localiza na Rua Cônego Pedro Henrique Vier, esquina com as ruas Jacob Bohn e Frederico Carlos Nyland.

A expectativa é de que até o fim do ano os trabalhos das secretarias e gabinete do prefeito já estejam em funcionamento no novo espaço. Atualmente, a obra está recebendo pintura.

Publicidade

“Estamos desenvolvendo um projeto de paisagismo em frente ao prédio, com a escultura gigante de uma orquídea. Também trabalhamos na captação de recursos para um projeto amplo que é a construção de um orquidário, em uma área de 13 hectares, ao lado do prédio administrativo”, conta o prefeito. Ainda há previsão de instalação de uma concha acústica, espaço de convivência e área de esportes.

Com projeto contemporâneo e funcional, Centro Administrativo deve ficar pronto neste ano

Melhorias na segurança, saúde e educação

Conhecido pela tranquilidade e bom convívio entre os moradores, o município de Mato Leitão recebe investimentos em setores estratégicos. Na área de segurança, merece destaque o trabalho realizado pela Brigada Militar. A Prefeitura aplicou recursos em melhorias, como o videomonitoramento com o uso de câmeras em pontos estratégicos das áreas urbana e rural.

LEIA TAMBÉM: Mato Leitão adere ao Mais Pecuária Brasil

A vigilância é feita por policiais locais com auxílio do Comando Regional da Brigada Militar. Duas viaturas e armamento fortalecem a atividade. O atual prédio da Brigada deve ser ampliado e receberá uma sala de monitoramento.

Na questão de cuidados com a população, o trabalho inicia-se na atenção primária, com a atuação das agentes de saúde. A cidade conta com duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo que a Central atende em três turnos e a Santo Antônio em dois. As unidades contam com equipe médica completa e também oferecem serviços de psicólogo, ginecologista, pediatra, entre outros.

A cidade não conta com hospital. Diante de casos graves, os pacientes são encaminhados, por meio de convênios ou pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), para casas de saúde vizinhas do município.

Na área educacional, os matoleitoenses contam com três escolas municipais em tempo integral, desde a Educação Infantil (a partir dos 6 meses de idade) até o 5º ano do Ensino Fundamental. A cidade possui uma escola estadual.

LEIA TAMBÉM: Estrutura da Rua Coberta de Mato Leitão está concluída

Diversificação gera oportunidades

Mato Leitão conta com comércio diversificado e vê na indústria a geração de empregos e fomento da economia, como na produção de calçados, abate e beneficiamento de carne, produção de biscoitos, erva-mate, metalurgia, panificação, produção de farelo, indústria de conservas, entre outros.

Uma das empresas que se destacam é a Calçados Beira Rio. Atualmente a fábrica emprega 285 colaboradores em Mato Leitão. Conforme o diretor industrial da unidade, João Arcanjo Henrich, a filial representa 6% da produção total da Beira Rio, e de 8% a 10% do faturamento. “Cerca de 30% da mão de obra é local.” Também há trabalhadores vindos, a grande maioria, de Venâncio Aires, e cidades vizinhas.

A fábrica tem parceria de terceirização com ateliês e empresas para a produção. “Isso movimenta a economia, gerando emprego e renda. São 600 funcionários terceirizados na área de montagem e mais 550 pessoas em ateliês de costura e pré-fabricados em outros municípios”, ressalta o diretor.

A empresa teve que se reconstruir em 2020, quando um sinistro atingiu parte da fábrica. “Desde o início a Beira Rio apostou na unidade de Mato Leitão, e reconstruímos o que o incêndio destruiu. Também tivemos apoio da Prefeitura”, destaca Henrich.

LEIA TAMBÉM: Calçados Beira Rio se destaca em exportação

Um lugar bom para viver e empreender

Uma cidade também se caracteriza por suas histórias e estabelecimentos que fazem parte do dia a dia dos moradores. Um destes é a Padaria Central, que funciona em frente à Paróquia Santa Inês. O sócio Valdomiro da Rosa, 49 anos, conta que o negócio tem quase 30 anos de tradição, e acompanhou as mudanças na área urbana. “Há alguns anos contávamos com mais clientes. Depois da pandemia, vimos o número diminuir, mas o consumo está se estabilizado. Em virtude da Calçados Beira Rio, atendemos muita gente de fora”, conta.

Se por um lado empresas longevas são destaque, empreendimentos novos também se diferenciam no comércio. Trabalhando no ramo de vinhos presentes, a Divinna Adega e Presentes veio como uma novidade. “Estamos há um mês com a loja aberta. Apostamos neste setor que é inédito na cidade, com vinhos e presentes personalizados”, salienta a atendente Janaina Schu, 35 anos.

LEIA TAMBÉM: Mato Leitão encaminha dez açudes pelo Irriga Mais RS

Segundo ela, antes da inauguração, quem quisesse um presente nesse estilo precisava se deslocar para Venâncio ou Lajeado, pois o comércio local não tinha esses itens. “Por causa dessa demanda, resolvemos apostar no setor e criar a loja. Estamos recebendo um retorno positivo da comunidade.”

Com o bom comércio e estrutura pública que a cidade oferta, a moradora Lourdes Konzen, 62 anos, diz gostar da terra que escolheu para viver. Moradora da Rua Leopoldo Aloísio, em frente à Sociedade Esportiva União Boa Vista (Seubv), há 40 anos, ela fixou raízes em Mato Leitão após casar-se com o marido Jacó Konzen, de 63. O casal tem duas filhas, Aline e Caren Konzen.

“Eu gosto muito de morar aqui, é bem tranquilo e tem tudo que preciso, como no comércio. Além disso, contamos com uma boa saúde e segurança.” A aposentada diz que seu marido trabalha perto de casa, e ela se dica aos afazeres domésticos. “Cuido do pátio e da horta. Quando preciso ir ao Centro, posso ir a pé, em virtude de ser tudo perto.”

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

© 2021 Gazeta