A abertura oficial da Casa de Cultura de Mato Leitão ocorreu na tarde do dia 22, em ato com a participação de autoridades e grande público, integrando o Natal das Orquídeas, durante o Domingo Cultural. O espaço ficará aberto em dois turnos para visitação pública e está localizado no antigo prédio da Prefeitura, na Rua Leopoldo Hinterholz. Conta com biblioteca, sala do artesão, sala para guardar trajes típicos, sala para peças de museu, sala de música e exposições.
LEIA TAMBÉM: Ao menos 139,2 mil veículos devem passar pela RSC-287 no fim do ano
O prefeito Carlos Alberto Bohn destacou que muitos irão se identificar com algum item, por menor que seja. “Estamos fazendo a nossa parte e preservando nossa história, de Mato Leitão”, disse durante a inauguração. A primeira-dama e secretária de Educação, Cultura e Desporto, Vera Beatriz Lermen Bohn, lembrou dos antepassados, que deixaram muitas histórias que agora são devidamente preservadas. “É respeito e reconhecimento pelo que fizeram e nos deixaram. Foi trabalho árduo e intenso da nossa equipe (Educação) para deixar tudo pronto e organizado.”
Publicidade
Vera Bohn lembrou especialmente de Edmundo Konzen, pioneiro no cultivo da orquídea, símbolo de Mato Leitão. “Ele vinha de Lajeado e avistou durante o trajeto (região de Cruzeiro do Sul) uma orquídea numa figueira. Konzen voltou de bicicleta até o local e recolheu uma muda da planta. Assim começou a importante relação da nossa comunidade com essa flor, e hoje somos reconhecidos por lei estadual como Cidade das Orquídeas”, afirmou.
Publicidade
This website uses cookies.