Regional

Mato Leitão inaugura Casa de Cultura

A abertura oficial da Casa de Cultura de Mato Leitão ocorreu na tarde do dia 22, em ato com a participação de autoridades e grande público, integrando o Natal das Orquídeas, durante o Domingo Cultural. O espaço ficará aberto em dois turnos para visitação pública e está localizado no antigo prédio da Prefeitura, na Rua Leopoldo Hinterholz. Conta com biblioteca, sala do artesão, sala para guardar trajes típicos, sala para peças de museu, sala de música e exposições.

LEIA TAMBÉM: Ao menos 139,2 mil veículos devem passar pela RSC-287 no fim do ano

O prefeito Carlos Alberto Bohn destacou que muitos irão se identificar com algum item, por menor que seja. “Estamos fazendo a nossa parte e preservando nossa história, de Mato Leitão”, disse durante a inauguração. A primeira-dama e secretária de Educação, Cultura e Desporto, Vera Beatriz Lermen Bohn, lembrou dos antepassados, que deixaram muitas histórias que agora são devidamente preservadas. “É respeito e reconhecimento pelo que fizeram e nos deixaram. Foi trabalho árduo e intenso da nossa equipe (Educação) para deixar tudo pronto e organizado.”

Publicidade

Vera Bohn lembrou especialmente de Edmundo Konzen, pioneiro no cultivo da orquídea, símbolo de Mato Leitão. “Ele vinha de Lajeado e avistou durante o trajeto (região de Cruzeiro do Sul) uma orquídea numa figueira. Konzen voltou de bicicleta até o local e recolheu uma muda da planta. Assim começou a importante relação da nossa comunidade com essa flor, e hoje somos reconhecidos por lei estadual como Cidade das Orquídeas”, afirmou.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.