A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Mato Leitão e a Emater trabalham na elaboração do plano para construção de açudes no programa Avançar na Agropecuária e Desenvolvimento Rural, por meio do programa Irriga Mais RS. O município será atendido com dez projetos e a lista de beneficiados será definida nos próximos dias.
O assunto foi debatido na reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder), ocorrida na quarta-feira, na Sala Pastoral Santa Inês. O presidente do conselho e secretário de Agricultura, João Carlos Machry, destaca que a prioridade é atender propriedades que tiveram problemas com abastecimento de água para animais, por conta da forte estiagem.
LEIA MAIS: Vale incentivo prevê R$ 160 mil para o município
Publicidade
O programa prevê somente novos açudes, não sendo possível reforma ou ampliações. O tamanho de cada reservatório vai depender da realidade da propriedade a ser atendida, seguindo critérios técnicos definidos pelo Estado. Mato Leitão decretou situação de emergência em dezembro. Posteriormente, ela foi homologada pelo Estado e reconhecida pela União.
A lista preliminar de beneficiados recebeu aprovação do Comder e a relação definitiva deverá ser finalizada nos próximos dias. Estão previstos açudes em propriedades de Arroio Bonito, Santo Antônio, Sampaio Baixo, Boa Esperança Alta, Palanque Pequeno e Linha Puhl.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade