Ao longo da semana passada, a Gazeta Grupo de Comnunicações integrou o Road-Show MT 2022, roteiro organizado pela Texto Comunicação Corporativa, de São Paulo, liderada pelo jornalista Altair Albuquerque, e pelo portal Agronews, de Cuiabá, por sua vez tendo à frente o jornalista Vicente Delgado. A ação foi viabilizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá e por empresas e entidades patrocinadoras.
Em nome da Gazeta, em especial da Editora Gazeta, responsável pelos anuários de agronegócio, hoje referenciais sobre o agro no País, pude conviver com 22 colegas de nove estados e do Distrito Federal, representantes dos mais variados meios de comunicação da atualidade, jornais e revistas impressos e digitais, portais de notícias, blogs, emissoras de rádio e de TV, em troca bastante rica, que proporcionou olhar sobre a realidade das atividades agrícolas e pecuárias de todas as regiões.
O que ficou, das visitas realizadas a empresas do porte do Grupo Bom Futuro, sediado em Campo Verde, hoje o maior conglomerado do agro no Brasil, é que os alimentos e as matérias-primas são, sem dúvida, a grande base da economia mato-grossense e impulsionam a economia de mais de uma dezena de estados de todas as regiões. Para os gaúchos, por sinal, deve ficar claro que, não fosse o agro, nem de longe o Estado ostentaria o desenvolvimento econômico e social hoje existente.
Publicidade
E, por falar em gaúchos, cumpre referência: é impressionante o número de produtores e empresários oriundos de nosso Estado que atuam no agronegócio em Mato Grosso. E não só produzem como, em muitos casos, lideram entidades, organizações e instituições, públicas e privadas. Em diferentes momentos nas últimas décadas, deixaram para trás suas realidades de origem e empreenderam aquela que, na época, constituía viagem corajosa, rumo ao Centro-Oeste, a milhares de quilômetros do Sul.
De certa maneira, e uma vez que estamos a uma semana das comemorações do Dia do Colono e do Motorista, quando celebramos os imigrantes pioneiros que deixaram a Europa e se fixaram no Brasil, os descendentes destes que deixaram essas mesmas regiões sulistas e partiram para o Norte em nada deixam a dever aos colonizadores do século 19.
Mato Grosso hoje ostenta realidade econômica, de inserção no mercado internacional, que é de deixar estupefato. Soja, milho, algodão e carnes conquistam e fidelizam todos os públicos. Ao Rio Grande do Sul, e à região de Santa Cruz do Sul em particular, competiria aproximar-se cada vez mais de Mato Grosso, e com ele estabelecer relações. É o que faz a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), cujo Laboratório de Análise de Solos chega à região de Rondonópolis, Primavera do Leste e arredores.
Publicidade
Inspiradas nesse alvissareiro exemplo, outras empresas têm muito a ganhar em estabelecer parcerias com o agro mato-grossense e com o de outras regiões nacionais, caso do Oeste baiano. No agro, um ambiente especializado em plantar e colher, há muitas oportunidades para… plantar boas parcerias e colher excelentes resultados. Foi assim no passado, segue sendo no presente, e tende a ser cada vez mais no futuro. Bom final de semana.
LEIA MAIS TEXTOS DE ROMAR BELING
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.