Na localidade Turvo de Baixo, em São Mateus do Sul, no Paraná, é possível encontrar uma verdadeira propriedade de agricultura familiar. Antônio Joelson Orlowski e Maria Luci dedicam-se à produção de tabaco com a filha Patrícia Mayer Orlowski e o genro Anderson Wichinieski. Apesar dos quatro dedicarem-se ao trabalho da lavoura, em alguns momentos o tempo ficava curto e havia necessidade da contratação de mão de obra, o que aumentava o custo.
Esse inconveniente foi diminuído graças à insistência do vendedor Robson Tavares, o Robinho. Ele esteve na propriedade para comercializar uma auxiliadora de colheita. Sem confiar muito no equipamento, Antônio Joelson logo deu um jeito de despachá-lo, pedindo que voltasse em outro dia, porque estavam muito atarefados. “Pensei que ele não voltaria mais, mas voltou e acabamos acertando de ver o funcionamento em outro local”, relembra.
LEIA MAIS: Tabaco é agro: caderno safra destaca a eficiência em todas as etapas da produção
Publicidade
Antônio Joelson mais observou, mas Patrícia fez questão de testar. Sentou no lugar do condutor e, já nos primeiros cinco pés colhidos, foi possível perceber a funcionalidade da “Matirde”, como chamam a máquina. Ela possibilita que quatro pessoas façam o trabalho simultaneamente. “Quem quiser sofrer, sofre. A gente sabe o que quer”, enfatiza o produtor ao garantir que é muito mais cômodo, sem contar o fato de que vai abrigado do sol.
A família já está com o equipamento há duas safras e comemora o resultado. Ainda é preciso chamar o serviço de pessoas para o auge da colheita, mas em menor número. Eles já concluíram os trabalhos da atual temporada, desligando os fornos quando a equipe da expedição Os Caminhos do Tabaco estava no município, na sexta-feira, 23 de fevereiro.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.